SUA EXCELÊNCIA, O CANDIDATO. CUIDADO...........................

SUA EXCELÊNCIA, O CANDIDATO. CUIDADO...........................

Ele está chegando. Sorrateiramente. Sem nenhum convite ele vai invadir a privacidade de seu lar. Vai interferir na programação de sua TV. Vai atrasar a sua novela, vai tomar precioso tempo de informação no telejornalismo, vai interroper bruscamente o lazer da única distração barata, a TV, para despejar uma infinidade de propostas maravilhosas, de distribuição de rendas, de saúde para todos, de transporte digno, de educação. Não se iluda, ele não vai fazer nada disso. Ele só quer o seu voto.

Ele está chegando com sorriso largo, olhar de piedade, humildade, desfilando um rosário de atributos duvidosos e dizendo ser veraz e ter uma vida pública pautada pela lisura, pelo trabalho. Não se engane, provavelmente você nunca o viu antes tão solícito, tão abnegado, Cuidado, ele não quer absolutamente nada além de seu precioso voto.

Você o verá em carreatas pelas cidades grandes, seus asseclas estarão distribuindo santinhos nas esquinas das cidades pequenas e ele, o candidato, poderá ser visto comendo sanduíche de mortadela e tomando cachaça junto com o proletariado nas portas das fábricas. Tudo tática, tudo engodo e não passa de falácia para iludir o povo. Não acredite, ele só quer o seu voto. Ele não te conhece e nunca vai se preocupar com você.

Ele, o candidato, será visto carregando e beijando criancinhas no meio da multidão, transferindo uma condição de humanidade que ele não tem, pretendendo ser o salvador da plebe doente, dos sem teto, dos sem nada além de esperanças. Não dê crédito, ele quer cativar o populacho para, única e tão somente receber o seu voto.

Muitas vezes, ele estará de mangas de camisa e suando nos palanques, esbravejando, gritando palavras de ordem, falando de moralidade, de impessoalidade, da sua condição de homem do povo, da sua preocupação com os menos favorecidos. Não tome as palavras dele como verdadeiras. Ele está interessado em seu precioso e intransferível voto.

Você verá que na sua plataforma política existem planos mirabolantes para resolver os problemas de saúde. Tome cuidado, analise muito bem. Esse mesmo cidadão que agora apresenta um plano infalível, nunca ficou na fila do SUS, nunca necessitou aguardar três meses ou mais para uma simples consulta. Ele nunca levou filhos ou pais ao serviço de saúde pública para sentir o desdém, o descaso do atendimento e a afronta com os quais o cidadão comum é tratado. Não. Ele não quer nada além de seu voto. Cuide-se.

Muitos o verão em vários templos religiosos, tentando cativar os seus fieis.Ele irá nas igrejas evangélicas, nas sinagogas, nas mesquitas, nos pagodes. Freqüentará terreiros de umbanda e ou outras religiões afros, sempre travestido de um humilde cordeiro, sempre preparado para o holocausto. Afaste-se, não lhe dê crédito, ele quer o seu voto.

Sua excelência o candidato, vai palestrar longamente sobre as melhorias que irá introduzir no transporte público. Ele falará com tanta propriedade que muitos vão acreditar, mas creia, ele nunca viajou de lotação, nunca sentiu o desconforto de andar dependurado em ônibus lotados e nunca dividiu o seu espaço em pé num trem suburbano. Tome cuidado com suas conversas.

O senhor candidato vai prometer uma infinidade de infra-estrutura para sua cidade, para o seu estado e seu país, mas de longe sequer ele conhece a realidade das periferias das metrópoles, sem segurança, sem água encanada, sem esgotos. No seu conforto, no recôndito de seu comitê eleitoral com ar condicionado e cercado por inúmeros aspones, ele, o candidato, estará maquinando o que fará com o erário. Ele quer o seu voto.

O candidato dirá ser um homem do povo. Vai pregar a educação pública com qualidade, mas os seus filhos muito provavelmente irão estudar em colégios particulares dentro ou fora do país. O canditado pregará a isonomia entre as raças, falará da liberdade de expressão, do direito de ir e vir e que será um guardião da carta magna. Abra os olhos, pesquise, pois ele só quer o seu voto.

Muitos são defensores acirrados da Tradição, Família e Propriedade, não como dogma, não como fundamento de moral, mas simplesmente porque por tradição as propriedades sempre foram da sua família. São ricos, não abrem mão do patrimônio e querem mais poder. Fique atento.

O proponente a cargo eletivo vai gritar das tribunas e púlpitos que trabalhará duro para o povo. Lembre-se que historicamente a semana desses tais começa na terça-feira e termina na quinta. Nos finais de semana, segundo eles, estão atendendo às reivindicações de suas bases. Você acredita ?

Tomem cuidado eleitores e eleitoras. Pesquisem, avaliem detalhadamente as propostas apresentadas. Desconfiem de promessas utópicas, Desconfiem do sorriso fácil, desconfiem do lobo em pele de carneiro. Desconfiem dos conchavos e das alianças políticas.

Lembre-se, uma vez eleito, ele ficara quatros anos no poder, viajando de norte a sul e de leste a oeste, distribuindo monções, favores, licenças, concessões, etc, e você........, bem você estará trabalhando para arrecadar os tributos necessários para pagar a boa vida de sua excelência, o candidato. Não se engane, não se deixe enganar, faça valer a sua condição de cidadão, vote consciente, vote seguro.