Estão brincando comigo

Está acontecendo comigo o mesmo que sucedeu com o impagável e erudito Paulo Francis. É verdade. Em um átimo resolvi não acreditar mais no ser humano, de modo geral, claro, mas por favor ampliem ao máximo esse geral aí. Posso explicar e penso que os leitores hão de concordar comigo. Mas antes de apresentar minha estupefação, eu que já sou bastante assombrado de natureza, por uma questão de educação, devo dizer o que ocorreu com o Paulo. No livro dele, “Trinta Anos esta Noite”, em certo capítulo, ele nos narra: “Foi num estribo de bonde depois de dias de leitura de um mélange de filósofos, cotejando suas idéias com as teorias de Primeira Causa de santo Tomás de Aquino e o argumento de que só a fé vale, que vem de são Paulo Apóstolo e santo Agostinho até Kierkegaard, que cheguei a conclusão da inexistência de Deus”. Sempre critiquei esse apressamento, essa ligeireza do Francis, que de um gole só, sem nem sentir o gosto da metafísica, jogou rapidamente todos os argumentos a favor de Deus ao vento, como quem joga uma caixa de fósforos vazia no chão do desprezo. É possível que a mistura de filósofos e religiosos não tenha sido a mais adequada. Ou as doses foram excessivas, possivelmente muito santo Agostinho e pouco Tomás de Aquino. Ainda bem que neste coquetel não entrou o impenetrável Kant. Porém, quanto mais vivo, entendo perfeitamente a atitude dele, depois de poucos dias de leitura apenas, e tomando a sua decisão no estribo de um bonde no Rio, local que sugere a dificuldade de equilíbrio por que passa o ser humano. Pois não é que, tomando conhecimento de três notícias seguidas de absurdos tão grandes, chego à conclusão, em apenas três dias, não ser mais possível realmente levar a sério o ser humano.

A primeira notícia me vem da internet informando que pesquisa “científica” descobriu que homens que traem as esposas e namoradas tendem a ter QI mais baixo e ser menos inteligentes. Mas que ilação mais estapafúrdia! Tive um amigo na mocidade, já casado, que instado pelos colegas a se manifestar por que razão não traía a mulher dele, deu a seguinte resposta, que nunca mais esqueci: “ meus colegas, não traio minha esposa porque morro de preguiça só em pensar em me dirigir a um Motel, enfrentando um trânsito caótico. Mas o que mais me desanima mesmo é ter que tirar as calças e principalmente as meias, na verdade, colegas, lamento dizer, tirar as meias é que é o problema para mim.! ” E pensar que este meu amigo está nesta estatística, exemplo de um grande QI. A segunda notícia veio do Fantástico, mostrando médicos e profissionais da saúde que estariam adotando o tratamento chamado ortomolecular, ainda sem comprovação científica e, em alguns casos até podendo colocar em risco a saúde das pessoas. Foi mostrado também, mas nesse caso o profissional não era médico, mas sim um terapeuta, ou coisa que o valha, informando à paciente que a avó dela, a mãe dela e a própria paciente estavam freqüentando o espiritismo, pois estava vendo isso no seu sangue, para espanto de todos os que estavam vendo a reportagem deste último domingo, dia 21 de março de 2010. Ele estava vendo duas cores escuras, uma era a cor marrom, lembro-me bem, que, segundo o luminar, eram cores do ocultismo! Falar na infinidade de religiosos que fingem ser religiosos e daqueles que usam a religião para enriquecerem, não abala mais ninguém, portanto, nem levo mais em conta este tipo de notícia. No entanto, minha amigas e amigos, a terceira notícia desta semana que passou teve um efeito fulminante de terremoto ponto 10.0, combinado com tsunami e várias erupções vulcânicas em cima de mim. Não é que foi noticiado no jornal que um Presidente de um país sul-americano iria pleitear o cargo de Secretário-Geral da ONU?! Me estorço, me debato e grito, como fez Olavo Bilac: - então, é por isso que a ONU não funciona? Pode uma razão pura compreender estes descalabros todos? Com toda a compreensão do mundo, toda a tolerância possível e imaginável, com toda a humildade, por ora, minha crença no ser humano está suspensa para balanço.