COMUNISTA GRITA, CAPITALISTA CALA-SE

Ele costumava falar e relatar suas aventuras com certa freqüência, quando ficava sentado naquele banco, com aparência abatida, roupas surradas e um vocabulário que não condizia com aquela realidade, certo dia começou a falar:

Eu ficava pensando em que rumos o mundo tomaria se por ventura fosse engolido pelo capitalismo, pensava eu comunista nato, escondido atrás daquelas roupas sujas, mais que repousava uma mente privilegiada, o mundo submerso em meio ao interesse financeiro, ética, dignidade, respeito, muitas vezes esquecidos, tantas revoluções e conflitos provocados apenas com o poder da palavra.

Minha simples maneira de convencer inspirava confiança apenas no dizer, pois meus atos esses tinham força para mudar, fazia do mais fraco e impotente uma fortaleza, que a mais improvável das lutas foi capaz de ganhar, é simples talvez pensar que a modernidade seja suficiente, para que alguém tente em vão dizer que esse comunismo não morreu,contra provas concretas ninguém nada poderá fazer, o mundo gira envolvido pelo capitalismo e dentro dele necessidades básicas, saúde, alimentação, vestuário, e até conhecimento, seria viável dizer utopia?Ele apenas adormeceu, diante de uma injustiça por vezes ameaça acordar, lembra sua vida não é mais aquela de antes, volta a adormecer profundamente, a frustração bate a porta por não poder se mover, mesmo as lembranças existindo de tudo que já foi um dia,aquele comunismo sim era utopia,sentimentos de coletividade continuam vivos, ainda que o monopólio seja visível, geralmente o poder concentra-se naquele que teoricamente está capacitado, e o fracasso que resposta terá diante daquele que era o mais indicado,sentimentos que dormem geralmente acordam ferozes,enraivecidos pelo tempo que perderam sem lutar,relembrei de um passado que já foi futuro E cujo presente lhe colocou no lugar onde hoje está,quem sabe o homem no seu poder de convicção e adaptação não teve que se preservar,para que a vida dos seus por opressores inescrupulosos não viesse a afetar,pois comunismo sem extremos são revestidos de ternura e solidariedade, com exceção dos regimes totalitários disfarçados de benfeitores, leve a certeza de que ao dormir renovam-se as forças, acordarão de olhos bem abertos e mentes tranqüilas arquitetando o plano mais fabuloso até hoje visto,somos liderados por comunistas transvestidos de capitalistas e vice versa, critério seu observar qual o maior deles todos,o que defende,come,veste, escuta e executa por trás dessa revolta,seja seu próprio capitalista, adquira aquilo que o comunismo tem de melhor,torne-se estrategista da sua própria vida.

Calou-se, saiu de cena vagarosamente e disse: perdi-me no meio do caminho...

Leia o texto ocultar

MÁRCIO GOMES
Enviado por MÁRCIO GOMES em 25/03/2010
Reeditado em 18/03/2012
Código do texto: T2157839