Capaz...

O Paixão me considera seu amigo e isso prá mim é uma grande honra. Toda vez que nos encontramos, ele próprio a caricatura viva de um hippie dos anos enfumaçados com seu rabo de cavalo e óculos John Lennon, interrompe o seu traço apressado e preciso para me estender a mão e abrir um sorriso que só pode ser por gentileza e condescendência.


Artistas como ele conseguem captar, ou melhor, capturar com humor e crueldade a situação da vez. Resumem com fineza e concisão o que jornais inteiros não conseguem por mais que se derramem em editoriais, entrevistas e fotos. 

O Paixão, prá mim pelo menos, é o melhor caricaturista do país, só que ninguém é perfeito.

Um dia, fez uma caricatura minha sobre a charge da Universidade Federal do Paraná e me ofereceu:  

 


Fiquei ao mesmo tempo agradecido e desconfiado: capaz que sou dessjeito...


Fez outras charges de Curitiba e as publicou como encartes na Gazeta do Povo. Essa aí é do Museu Oscar Niemayer, ou "Museu do Olho".  O texto , de Jaques Brand, é tão ou mais feliz que a imagem :
 
"Museu do Olho - Você ainda não viu nada. A curva abrupta da nave, a passarela arisca, não sei não, tenho a impressão: esse Olho um dia pisca".

Quem quizer conhecer um pouco do talento dele, entre no Google : "charges do Paixão".

Ah, antes que me esqueça, o Paixão é cartunista da Gazeta do Povo, jornal de maior circulação no Paraná e todos os dias nos brinda com uma pérola nova.

 

Rosso
Enviado por Rosso em 27/03/2010
Reeditado em 10/04/2011
Código do texto: T2163004
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.