...SILÊNCIO É COISA QUE SE EVITA AOS GRITOS...

sexta feira a tarde de um ano que já morreu há muito tempo. Os professores estavam reunidos em frente a escola, com faixas e palavras fortes visando melhorias nas condições de trabalho e correções salariais mais justas. Dentro da sala de aula, o professor permanecia em silêncio exercendo sua profissão, enquanto os alunos não entendiam muito bem o porque daquela confusão toda. Passam alguns minutos e logo se percebe um corre corre pela rua toda. A chegada da polícia com sua eficiente técnica de dispersar os manifestantes. Bombas de efeito moral trazem fumaça a um local já castigado pela poluição. Estamos todos pendurados nas janelas olhando assustados pelo que segue durante alguns poucos minutos, pessoas sendo jogadas contra a parede e sofrendo agressões por mãos que seguram o bastão da justiça. O professor dentro da sala de aula chama nossa atenção, pede desculpas e nos orienta a não sairmos para os corredores enquanto se retira sem maiores explicações. Mais alguns minutos e vamos todos indo embora, e ao passar pelo portão deu tempo de vermos aquele que há pouco nos passava noções básicas de aritmética com o rosto sangrando e sendo conduzido para dentro de um carro onde a sirene tocava. Foi ainda cedo que percebi que a justiça era também coisa que estava contida apenas nos livros, como tantas outras coisas que nos ensinam quando frequentamos o ginásio. Passados mais de quinze anos e a situação permanece a mesma. Meu sincero respeito e apoio aos manifestantes da área educacional.