"VIVENDO E APRENDENDO"

Leila Seleguini... psicóloga,escritora e minha mais recente amiga...coisas da internet!!!

Hoje pela manhã imaginava um apelido carinhoso para essa "Deusa da Escriba". Então lá fui eu para o google...Abençoada seja essa máquina que já foi mistério para mim("Decifra-me ou devoro-te").

Por falar em mitologia Grega...Quem seria um grande Deus da escrita?

Thoth ou Tot é uma divindade que de acordo com documentos do Antigo Egito não foi nascido de mulher, que por isto era considerado um ser divino. Dizem que apareceu no mundo sobre uma flor de lótus no amanhecer dos tempos.

É um dos deuses primordiais(",Prôtogenos",nascidos no momento da criação). É o senhor das palavras, criador da fala e da escrita, deus do tempo e das medidas, criador de todas as ciências, portador das forças civilizadoras.Os antigos egípcios veneravam Thoth, para eles era o Deus criador.Trouxera para a Terra o uso da escrita hieroglífica, da alquimia, da matemática, da arquitetura, da medicina, da magia, enfim a base de todas as ciências que levaram os egípcios a um altíssimo nível de conhecimento. É representado como um homem com cabeça de Íbis, a ave sagrada.

Thot compreendia todos os mistérios da mente humana e representava o advogado da humanidade.

Em algumas pinturas é representado ao lado de Anubis( Deus da morte). Entre Anubis e Thoth há uma balança onde era pesado em um prato o coração do morto e do outro lado uma pena, representando a verdade.

No grande tribunal de julgamento dos homens cabia a Thot penetrar, examinar na presença de Osiris(Deus do além), a mente do morto para julgar seus sentimentos e própositos registrando tudo em pergaminho.

Por isto os egípcios diziam que Thot era o escriba confidencial do deus Osíris e o secretário de todos os deuses.

Por ter recuperado o olho de Rá ( força do inicio), Thot recebeu a lua como premio.

Na mitologia grega funde-se Thoth e Hermes. Para Platão, Hermes(Thoth)o pai da geometria, astronomia e das letras. Deixou mais de dois mil livros escritos, destruidos no incendio da Biblioteca de Alexandria.

Prá você Leila...Grande Thoth!!!!

By Ellen

emarreiro@gmail.com

Ellen Marreiro
Enviado por Ellen Marreiro em 29/03/2010
Reeditado em 29/03/2010
Código do texto: T2166272
Classificação de conteúdo: seguro