Seja amigo do seu filho

Cada vez mais as pessoas têm tido menos tempo para os seus filhos. Seja para conversar com eles, brincar, ajudá-los nos trabalhos da escola ou mesmo para pequenas, mas não menos importantes, tarefas do dia-a-dia como almoçar, jantar juntos, sentar um pouco no sofá e ficar de bobeira falando de trivialidades etc.

Parece bobagem, mas sentar e conversar com seus filhos sobre trivialidades é extremamente importante, tanto para o seu filho, que receberá sua atenção e aprenderá algo com você, quanto para você que, compreenderá seu filho por meio de suas opiniões e histórias. A importância de que você entenda seu filho é tal que pode lhe ajudar a perceber, por exemplo, quando ele estiver com algum problema, seja depressão, angústia, ansiedade, preocupação.

Quando um pai, uma mãe, se distancia do filho, fica mais difícil conseguir uma aproximação, porque fica mais complicado estabelecer um diálogo, afinal, sabe-se menos sobre os sonhos, desejos e vontades dos filhos para saber o que conversar. O ideal é não perder o vínculo afetivo, não perder de vista o que o seu filho sonha ou teme, na verdade, o fundamental é não perder a amizade e confiança do seu filho.

Alguns pais, não por mal, é claro, equipam os quartos dos filhos com tv’s, vídeo-games, DVD’s e computadores, fazendo com que os jovens não precisem sair do seu mundinho, o que acaba não ajudando nenhum pouco a aproximação dos mesmos, ao contrário, só afasta. Por que um adolescente sairia do quarto se tem tudo ali?

Minha sugestão é que: Não ponham tv’s, vídeo-games e computados nos quartos dos filhos, esses utensílios devem ficar numa sala em que o jovem não fique isolado, um lugar onde ele possa ser comunicável, no máximo, então, dê um notebook, pois assim ele poderá estar no seu quarto ou mesmo na sala, caso os pais peçam por sua presença. E é bom pedir por sua presença, para que eles saibam de sua importância; Façam ao menos uma das refeições com seus filhos, estudos apontam a importância desse momento, do vínculo que é estabelecido durante uma refeição. Não é à toa que, geralmente, muitos negócios de grande importância são fechados durante jantares; Converse com seus filhos, contem-lhes histórias do passado, da família, e também ouçam as deles.

Não percam o vínculo, não deixem de entender seu filho, procurem saber quem é ele, dos seus sonhos e temores na vida, afinal, é melhor vocês lhe apoiarem e tirar suas dúvidas, do que ele contar com isso das pessoas erradas, ou pior, nos produtos errados, como álcool e drogas, por exemplo. E o mais importante: Seja pai, mãe, mas acima de tudo, seja amigo do seu filho.