Persuasão, Convicção e Discussão

Já ouvi dizer que quem não entra numa discussão oral ou verbal, é porque não tem certeza ou convicção do tema em questão. Eu discordo.

Nem sempre aquele que se cala não tem uma opinião formada sobre um determinado assunto. O que acontece em alguns casos é que, algumas pessoas falam ou escrevem tão bem, argumentam tão positivamente suas convicções que fica difícil rebater suas ideias sem que a gente se sinta inibido.

Até porque, escrever, por exemplo, é um dom. E mesmo que se saiba escrever tecnicamente, escrever com uma boa argumentação já passa a ser um talento, que nem todos dominam.

Sem contar que algumas pessoas, quando discutem temas, impõe suas opiniões de forma a desconsiderar a do outro. Da maneira como expõe seus argumentos, parecem estar numa batalha, passando por cima feito uns tanques de guerra. Para esses, melhor calar.

Sobre isso, outro dia, um professor de Direito dizia que não adianta ser sábio se não se sabe o que o "Sábio" pensa. Se não diz nada, não temos como saber se ele realmente é sábio. Claro que isso em Direito importa muito, saber ser convincente é a alma do negócio. Todavia dizer que quem não entra na briga é porque não tem opinião formada, é outra história.

Feliz daquele que sabe se expressar e tem o dom da persuasão. Afinal, foi com esse poder que algumas pessoas tornaram-se líderes, alguns bons como Gandhi, outros nem tanto, como Hitler.

Portanto, tomemos cuidado com quem irá nos persuadir, convicção pode ser para o bem ou para o mal.

www.literaturaedialogos.blogspot.com