Meu pai

Interessante a vida... Tudo é surpreendente. Nada do que imaginamos, podemos fechar como definitivo, os rumos são traçados pelo universo ou destino como prefiram. A verdade é que depois de um ano de casada voei para longe de todos. Eu tinha nessa época vinte e três anos.

Meu pai, ao saber da nossa decisão, chamou-me num canto e disse: Filha esteja sempre ao lado do seu marido. Se for necessário lave roupa até na beira do rio. Nunca se esqueça que de agora em diante ele é sua nova família, respeite-o e o apóie sempre. Viva para ele e os filhos que virão. Nós aqui estaremos orando para que vocês sejam felizes e sempre que precisarem, prontos para acolhê-los.

Hoje me encontro há 36 anos longe de todos. Meu pai? Há exatamente um ano se foi...

Na sua partida as poucas palavras que lembro ter proferido foram de agradecimento. Naquele momento triste, de filha que compreende a passagem, mas se engasga em saudades, a única coisa que me veio à mente foi agradecer. Sim, agradecer a esse espírito que nesta encarnação foi meu pai. Agradecer por tudo que ele deixou como herança; a dignidade, sua coragem, seu referencial forte masculino que nunca titubeou diante das dificuldades.

A vida para mim não foi fácil, porém, diante de tanto carinho ficou mais leve. Homem de fibra, trabalhador. Se “engasgou” com as intempéries da vida por algumas boas vezes e, quando pensávamos estar perdido, ele levantava com uma força descomunal. (fênix que ressurgi das cinzas)

Jovem, batalhou formando fazendas pelas matas afora, mais tarde sem mais propriedades por negócios mal feitos e ingenuidade, virou 360graus e se refez. Último filho de uma prole de nove. Oitenta e sete anos muito bem vividos, muita garra, muita vontade de ir aos cem.

Estive com ele quinze dias antes da sua ida e, nessa ocasião,talvez já pressentindo a hora que se aproximava,disse-me: Filha, eu não quero ficar velho. (não, não riam), ele realmente acreditava ser um jovem. Fez safena, tinha câncer da próstata há oito anos, teve herpes zoster numa proporção assustadora, mas nada, nada mesmo o abatia. Sempre com o astral nas nuvens. Dava gosto conversar com ele. Planos? Ele os tinha para mais cinqüenta anos. Isso, sem dúvida, era sua mola propulsora, seu gás. Tinha seu cooper como lazer diário, seu violão e seus CDs para se distrair. Até dançar sozinho pela sala enquanto minha mãe preparava as refeições ele dançava, num pique total!

Cobrei-me muito por não poder vê-los envelhecer. Hoje estou mais tranqüila Segui seu conselho e aos meus 23 anos acompanhei meu marido, cuidei dos meus filhos, trabalhei... Sempre que tinha uma “brechinha”, corria tomar o avião para vê-los. Perto, nunca estive nesse enorme período, mas o amor, esse é inatingível, segue comigo.

Pois é meu pai! Um ano que você deixou fisicamente de estar conosco. Certamente onde você estiver agora também sente nossa falta. Ficamos ainda aqui, somos matéria, transbordamos amor e, tem a saudade... Saiba, porém, que os elos que ligam relacionamentos de carinho verdadeiro jamais se desfazem,esteja onde estiver. Fomos e somos uma Verdadeira Família, o amor nunca nos faltou.

Você é a figura forte da minha existência, sua atração pela vida, sua disposição para a alegria do viver, sua determinação para se despojar até de seus vícios. Tudo, tudo isso pesou na minha balança. Gostaria que você soubesse da minha tranqüilidade em sabê-lo muito bem cuidado pelos irmãos iluminados, que lhe acolheram e acolhem ajudando para sua plena recuperação.

Quando chegar a hora estaremos juntos, comemorando ter vivido com dignidade,coragem e muita humildade.

Você deixou seu corpo físico, mas sua essência... Essa vive em nós e tem a sua luz, enquanto estivermos aqui.

Não choro, apenas sinto sua falta, seu ombro amigo, seu colo. Fique com Deus.