" PEQUENOTA FRANCISCA"

PEQUENOTA FRANCISCA

Junho de 2000. Estava eu nas dependências do Foro Regional de Santana,(situado na Capital Paulista) procedendo à verificação dos autos de um processo de inventário. Encerrada a tarefa, saio quase correndo da repartição judicial com o fito de retornar o mais breve possível ao aconchego de meu lar.

Lá chegando ao vislumbrar a cadência das horas,constato estar atrasada para visitar meu pai Ramon Áureo, que à época dos fatos encontrava-se internado na UTI de um conhecido hospital paulistano.

Nesta fase clínica, meu pai já estava inconsciente,e eu ignorando os mandamentos da fria racionalidade entabulava um improvisado diálogo com ele, em razão de ter lido em algumas revistas ser a percepção da audição, o último sentido a ser perdido pelo ser humano,antes do desenlace carnal.

Com a alma exaurida e entrecortada de emoção caio em prantos, pressentindo que estava a iminência do funesto acontecimento.

Ao chavear a porta de meu apartamento rapidamente noto o comportamento estranhamente agressivo de uma de nossas gatinhas,a Pequenota Francisca. A todo momento a doce e meiga criaturinha provoca sua irmã Princesa Francisca,desferindo-lhe patadas, arranhões e emitindo um miado estridente e enervante..

Ao cabo de alguns minutos o telefone toca. Mamãe atende e lágrimas começam a rolar por seu rosto melancólico e desconsolado!

Diante da realidade do infortúnio, começo a chorar convulsivamente! Abaixo-me, e conduzo Pequenotinha ao regaço de meu colo; e então digo à ela:

_ Papai não voltará nunca mais, Pequenotinha! Era por isso que você estava tão impaciente e nervosa? Já sabia de tudo não é mesmo, meu anjo maravilhoso?

_ Mas, Deus concedeu à vocês gatinhas uma pureza de espírito que nós humanos, ainda não conseguimos conquistar... Por isso quando, você olhar para algum ponto desta casa eu saberei que papai galgou a necessária permissão e novamente se faz presente, agora em espírito para nos visitar...

Durante muito tempo a gatinha canelinha, de fulgurantes olhos azuis,lindamente tigradinha, permaneceu a procurar avidamente por seu amado dono... Escondia-se debaixo das camas, miava, cheirava, procurando um sinal imperceptível a nossos olhos, daquela presença amiga...

O tempo passou e a gatinha novamente passou a manifestar seu comportamento extremamente dócil e gentil que lhe sempre fora característico...

Todavia, de quando em quando Pequenota parece olhar nitidamente para o vazio e assumir a postura de incontestável felicidade, conduta esta que muito me lembra quando os dois amigos se encontravam após uma breve e indesejada separação...

* Nota da Recantista: Meu pai Ramon Áureo viajou para o Alto aos 09/06/2000.

Dedico esta crônica à sua memória, à minha mãe Yvonne F. R. Garcia, ao seu cunhado e amigo Sérgio F. Rocha (meu tio) já também de saudosa memória, ao seu grande amigo " in memoriam" Agileu G. de Oliveira, e à cunhada e amiga Dayse P. P. Rocha (minha tia e madrinha).

Dedico às minhas amigas e amigos que tanto lutam pelo bem estar animal: Ana L. Cicilini, Taysa E. Cardoso, Izabel C. N. Prado, Daidy Peterlevitz, Nancy Steinberg, Marcelo R de Siqueira, João M. G. Carnide, Carlos G. T. Júnior, Paulo Steinberg...

Dedicado às amigas de minha mãe: Paulina S. Zitron, Ana Carolina L. O. Oliani, Sylvia Z.C.Fanali Barros, Julia Pizani, Nazareth Pistelli Lopes da Silva,Ana Maria de C. Souza, Maria H. Catarino, Nilda da Graça G. Leite, Maria B. Fernandes, Dolores Magrinelli...

Dedicado também às veterinárias e ao veterinário: Andreza Ávila, Leticia Lavans, Geni, Daniela Harumi Binoki, Hubert...

Dedicado às Recantistas: Rosa Ambience, Neusa Staut, Paula Cristina, Mel Redi, Ana Marly de Oliveira Jacobino,M.Luiza Martins, Rachel dos Santos Dias, Geralda, Petrovana (saudades Verônica) Isabel Ramos, Lu Genovez, Ceiça Lima, Conceição Gomes, Giovânia Correia, Rosangila Romanin, Mariaangela, Dona Joana, Nadir D´Onofrio, Juli Lima, Brisa do Mar,Estela Maris, Carmem Lucia (MS) Yara Corrêa Picardo, Dilce Toledo...

Dedicado aos Recantistas: Jacó Filho, Miguel Jacó, Roberto Pelegrino, Claiton Scherer, Euripedes Barbosa Ribeiro, Marco Orsi,Nailo Vilela, Silvanio Alves,Wilson Correia,Christiano Nunes, Hermílio Pinheiro de Macêdo Filho, Lewilson, Wilson Kocis,Cícero Dantas, Jenário de Fátima,Francismar Prestes Leal, Paulo César Coelho (médico veterinário) Roberto Armorizzi, Carlos Isacc, Di Adilson...

Que JESUS os abençoe INFINITAMENTE!!!!!!!!!

Ivone Maria R Garcia

10.04.2010

Ivone Maria Rocha Garcia
Enviado por Ivone Maria Rocha Garcia em 10/04/2010
Reeditado em 06/01/2017
Código do texto: T2189302
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.