Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Cinema & Saudade

Belvedere Bruno


Lembro-me, saudosa, de um tempo ainda recente. Semanalmente, assistia a dois filmes pelo menos, pois havia vários cinemas no bairro de Icaraí. Estava sempre em dia com os lançamentos e, assim , podia conversar fluentemente sobre a Sétima Arte. Em tempo de Oscar, fazia minha listagem dos prováveis vencedores. Segurança máxima nas opiniões. Subitamente, um cinema fechou, e logo outros. .. Restou um, o Cinema Icaraí, que fora tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal. Para nossa perplexidade, acabou fechando as portas também. Diziam que o retorno na bilheteria não compensava e que havia o projeto de transformá-lo em três salas de exibição. Aguardavam apenas o parecer das autoridades competentes para início das obras. O tempo foi passando e nada acontecia.
Eis que surgem rumores de que um grande empreendimento imobiliário tomaria conta do lugar. Mas como? Um novo projeto anularia o tombamento?
Deixei de ser cinéfila, pois me tiraram o direito de freqüentar cinemas de bairro com a facilidade que ofereciam. A centralização dos cinemas em shoppings fora do bairro tirou aquele gostinho da caminhada descontraída, me fez programar o que antes era espontâneo. Cinema ali na esquina, à tardinha, ou depois do almoço. Que saudade!
Fico pensando qual será o futuro desse cinema ... A cada semana surge uma notícia diferente: será transformado em várias salas, em um edifício, em restaurante, igreja...
Espero que não sejamos, mais uma vez, privados do lazer, da cultura; que não tenhamos um cenário desfigurado e parte de nossa história, pulverizada.

belvedere
Enviado por belvedere em 18/08/2006
Código do texto: T219458

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Texto de Belvedere Bruno). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
belvedere
Niterói - Rio de Janeiro - Brasil
220 textos (73232 leituras)
5 e-livros (1070 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 04/12/16 06:30)
belvedere

Site do Escritor