Perdão? O que é isso?

Sempre ouvimos alguém dizer que perdoou.

Sempre ouvimos alguém pedir perdão.

Acho que você já passou por isso. Pediu perdão e alguém te disse que te perdoou.

Acho que todos nós já passamos por isso.

Como é fácil dizer que perdoou alguém. Basta dizer: Te perdoei.

É simples, não é?

Mas a pessoa que cometeu uma falta grave, como ela se sente ao ter recebido um perdão?

Aliviado seria o normal. Porém se ela ficar em duvida se foi ou não perdoada, o que se passa na cabeça desta pessoa, que teve a dignidade de reconhecer seu grave erro e pedir perdão e nunca saber se foi verdadeiramente perdoado?

Uma vez, tive uma grande aula sobre o “Perdão” Uma linda história onde as vitimas terminariam por se tornar responsáveis pelo infrator se o perdoasse. Foi a historia mais fantástica que já ouvi nos meus 70 anos de vida. Fiquei impressionado com aquela lição sobre o “Perdão”.

Desde então, tenho usado desta historia para perdoar as pessoas. Me foi muito útil ouvi-la e aprender esta linda lição.

Porém, não é fácil ser perdoado. É muito mais difícil do que dizer “te perdoou”. Ser perdoado é ter a certeza de que seu erro foi apagado e isso, hoje me parece ser o ponto gritante desta questão.

E ainda pior, é saber que a quem magoamos, além de ter dado um perdão superficial, ainda lhe guarda magoa e rancor. E pior ainda é saber, que tal pessoa conhece o valor real do perdão e ser capaz de só perdoar de modo tão vago.

Dizer que perdoamos é fácil... Difícil é sabermos realmente perdoar e sentir amor pelos nossos semelhantes como Cristo ensinou.

Quem não tem amor verdadeiramente é incapaz de perdoar verdadeiramente. É assim que hoje vejo o “Perdão”. Sem amor ele não existe e acaba ferindo mais ainda quem pediu o perdão, porque ele teve a dignidade de assumir sua culpa e se humilhou ao fazer tal pedido.

Quando alguém me ferir, eu sei que serei capaz de perdoar, porque aprendi minha lição sobre o “Perdão”. E você?

*****

No livro " A Cabana", ele vai pedir perdão a Deus por Tê-Lo julgado.

Ali ele precisa se sentir perdoado. Como foi duro para ele chegar a aquele realidade.

O ato de pedir perdão é de uma dignidade que considero com muita coragem. Saber se humilhar e reconhecer um erro é dificl e muito constragedor. Ja perdoei verdadeiramente quem a mim me fez algo de errado. Não sei guardar rancor mais que até o momento de dar meu perdão. Se dou, então não penso mais no assunto. É como se nunca tivesse acontecido.

Obrigado a todos que por aqui passaram e deixaram ou não seus comentários.

Carlos Neves
Enviado por Carlos Neves em 14/04/2010
Reeditado em 14/04/2010
Código do texto: T2195684
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.