morro do bumba: a montanha da burocracia desabaou

o morro do bumba,agora tristemente famoso morro do bumba,em niterói, brasil. é uma daquelas tragédias que fazem pensar sobre o estado brasileiro , uma verdadeira montanha de papéis e memorandos e requerimentos e analise e coisa e tal, e, no final das contas: nada.Digo isso porque o que mais se vê nos jornais, é a reconstituição dos fatos e sempre alguem dizendo:"recomendamos" ou "avisamos" ou "alertamos", e tudo direitinho, como deve ser, no papel, preto no branco, masss, os preciosos relatorios dos engenheiros do estado, seguiram de mão em mão, mesa em mesa, prédio publico em predio publico, e a a partir dai o perigo deixou de ser fisico, para ser "documento oficial", sujeito a boa vontade de algum burocrata, disposto a se sacudir e começar a remoção daquelas pessoas, ou ao interesse eleitoral de algum politico, nem uma coisa e nem outra. as pessoas foram ficando, e as maquinas da prefeitura apareceram e ajeitaram melhor o lugar, pra ninguem sentir vontade de ir embora.o descaso continuo , a burocracia, deixaram aquelas pessoas a merce da propia sorte.até que o pior aconteceu, o morro que não era morro, era uma mal disfarçada montanha de lixo urbano, despencou causando uma morte cruel para dezenas de pessoas.Não existe maneira do estado ser onipresente, prever e resolver todos os prblemas, mas, é totalmente possivel para qualquer um estabelecer prioridades e com certeza a remoção de pessoas de viviam em meio a corregos de chorume , dormindo em meio a um cheiro fetido e de gás metano,uma combinação letal, era uma prioridade e que foi ignorada porque o "documento oficial" se tornou mais um entre milhares, a montanha da burocracia esmagou aquelas pessoas,privando elas de uma chance de fuga para um lugar melhor.

não se pode deixar de lembrar , de um certo ministerio da desburocracia que funcionou no brasil, a muitos anos atrás, e logicamente foi desativado, porque a confusão e profusão de papeis oficiais , é um esgoto aonde os ratos da corrupção se escondem e proliferam no brasil.mas me parece que cumpriu bem o seu papel enquanto houve, e uma tecnica bem simples era essa. alguem davo o endereço. o funcionario então ia lá e vericava se o tal endereço exiistia, e se descobrou muito predio fantasma, talvez isso tivesse salvado a vida das crianças e idosos do bumba, bastava o "encarregado" ler o papel e verificar ao vivo se isso era mesmo verdade e providenciar logo em seguida a solução.ponto.mas, ele recebeu o papel, leu o papel, e guardou o papel, para "despachar amanhã, para o superior imediato etc" De acordo com as normas da administração o aviso de perigo de morte para os moradores do bumba, dormitava no protocolo de alguma repartição na noite do desabamento, e o funcionario "encarregado" estava em casa, aguardando ansioso a hora do futebol....

paraense
Enviado por paraense em 18/04/2010
Código do texto: T2204105
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.