O NÁUFRAGO

Revi o filme O Náufrago na TV. Sempre que faço isto, como já conheço a trama, me coloco a ver os detalhes e até me permito divagar (com i).

Dinheiro, amor, posição social, bajulações e de repente a vida pode pregar uma peça e nada disto importa mais. Basta um pequeno senão e eis-nos olhando para o infinito, temendo não achar saída, planejando a própria morte e se contentando com subalimentação, desdenhando a própria imagem.

Costumo ver isto com frequência no consultório: gente que se afoga num copo dáqua, gente que a vida virou uma enchente, gente que espera o barraco cair, para depois acordar e ver como sua imobilidade acabou com seus sonhos.

Os acontecimentos desastrosos podem ser involuntários, pegando e não raro dando um 'cochiguruna', onde o despertar será demorado.

Mas e os que se anulam, sem terem naufragado? O que os terá abatido? Será que foram impedidos de ver a realidade, pelo simples fato de que não precisaram enfrentar nada, serem superprotegidos e de repente se veem diante do inevitável e se desesperam, ao contrário de lutar contra o imponderável?

Sou frequentemente ridicularizado por gente que aprendeu a encontrar os atalhos, nem sabem como ligar uma TV, ou um tocador de CDs, pelo fato de que me veem inventando tanto, buscando 'coisas inúteis' para eles, afirmando com convicção: "Como você perde tempo com merrecas!". Eles na verdade estão arcados, precisam provar que tem muitas posses e sempre que podem, fogem de encarar que eles são os merrecas, que seu dinheiro não lhes compra nem o respeito dos outros, que só o reverenciam para escapar do desemprego. Assim, resta-lhes tomar o vinho, o uisque 12 anos, a Veuve Clico (que nem me participaram da morte do esposo!) e depois vão roncar bem alto, para que o barulho os impeça de pensar "Quem sou eu?", "Quanto tempo vou durar sendo canalha, jogando meus filhos na safadagem, agredindo e quebrando a cretina que me enganou e só quer o meu 'tutú'?"

Pobres náufragos! Nem percebem que estão perdidos! Nem sabem, alguns deles, o que significam as letras do partido que ingressaram!

O náufrago do filme perdeu a noiva, um tempo enorme, passou fome, ficou a deriva no mar, foi reencontrado e de início viu-se náufrago resgatado fisicamente. Mas precisou ser colocado na encruzilhada da vida, para responder: "O que eu quero e posso fazer?"

Alguns se dedicam a aprender a ligar o DVD, outros compram mais um carregamento da Veuve. Afinal vão beber, pois sua esposa já é viuva mesmo!

______________________

fale@drmarcioconsigo.com

www.drmarcioconsigo.com