O SEGREDO DO BOM PROFESSOR

Acabo de ler uma materia, em uma revista semanal, com esse titulo.

E fiquei a me lembrar dos professores que passaram por minha vida.

Teriam eles as qualidades que, na materia eram apontadas ??

Nao sei dizer, mas de uma coisa sei. Alguns deles marcaram a minha vida, pela competencia ou sensibilidade em lidar com o ser humano.

Quando com 7 anos adentrei a escola, para o primeiro ano, onde ia sofrer o processo de alfabetizacao.

Foi com Dona Zelia, querida professora, que desvendei os segredos, que as letras guardavam, me lembro, de como me encantei, ao ver que reunindo aquelas letrinhas, apareciam palavras, como num passe de magica.

Foi entao, que o amor pela leitura brotou, e formou raizes fortes, que gerou arvore frondosa, aonde ate hoje me recolho, para sanar duvidas, acalentar sonhos, extrair conhecimento.

Dona Zelia, era ruiva, muito ruiva, de cabelos com longas trancas, todos os dias, eu colhia no quintal, as flores da estacao, e com alegria e carinho, depositava em sua mesa.

Ela era amorosa, e disciplinadora, na medida exata.

Depois, quando mais tarde fui para outra escola, la encontrei, como mestra, a Dona Marilena, linda professora em todos os aspectos.

Com seu sorriso, toda manha, enchia a nossa de alegria, e sua disposicao, em ensinar, contagiava a qualquer um.

Ensinou-nos o respeito e amor pelo mestre, ninguem nunca ficou sentado, quando ela entrava em sala de aula, nos levantavamos e davamos bom dia !

E sempre, que outro mestre, ou a direcao, da escola, entrava em nossa classe, procediamos da mesma forma.

A educacao e o respeito, estavam no curriculo de aula, dessa Mestra.

Quando fui para o ginasio, conheci, outros mestres, de inigualavel valor.

Me assustei, a principio, quando percebi, que nao mais teria um somente, mais varios.

O susto passou logo, e veio a alegria, de perceber, que contaria com a ajuda de mais mestres, em minha vida.

E ali conheci, o Seu Mariano, professor admiravel que amava a matematica, e tudo fez, par que eu tambem a amasse.

So que nao teve muito sucesso...... a aluna deixava a desejar.

Tambem, fui apresentada ao professor de Frances, naquele tempo, frances estava no curriculo, o Sr. Geraldo, um encanto de mestre, todo frances que aprendi, sei ate hoje, pela facilidade e dedicacao, com que, Ele ensinava.

Poderia ficar falando de cada um, raros nao deixaram, marcas boas.

Porem, fazendo um apanhado, penso, que cada um cumpriu seu papel, em um tempo, que mestre, era mestre.

E tinha nosso carinho, respeito e gratidao.

Nunca sonhariamos, em desacata-los, ou quem sabe atirar objetos neles.

Os estimavamos. Os segredos que eles tinham.....?

Nao sei, creio que nao havia segredo algum.

Somente, amor, dedicacao, ao que faziam.

Os alunos, tinham algo, que talvez, hoje esteja em falta, Educacao, Respeito.

Educacao e Respeito, que nossos pais, nos ensinaram a ter, pois o Mestre, sempre tinha razao, era a ele que tinhamos que obedecer e respeitar, quando estavamos em sala de aula.

A sala de aula, era para mim, uma continuacao de minha casa, onde as regras eram muito similares.

Simples, sem segredos....

Lenapena
Enviado por Lenapena em 28/04/2010
Código do texto: T2224491