COMO LÊS?

Vou transcrever abaixo um folheto que recebi hoje, após reunião pública na União Espírita Mineira, em Belo Horizonte, nesta quinta feira, dia 29/04/10. A mensagem de Emmanuel faz parte do livro “Alma e Luz”, psicografado pelo Médium Francisco Cândido Xavier:- “E Ele lhe disse:- Que está escrito na lei? Como lês?” – Lucas,10:26.

“A interrogação do Mestre ao doutor de Jerusalém dá idéia do interesse de Jesus pela nossa maneira de penetração da leitura.

Sem nos referirmos ao círculo vasto de pessoas ainda indiferentes às lições do Evangelho, podemos reconhecer, mesmo entre os aprendizes, as mais diversas tendências no que se refere ao problema dos livros.

Os leitores distanciam-se uns dos outros pelas expressões mais heterogêneas. Uns pedem consolação, outros procuram recreio. Há os que buscam motivos por cultivar a dor, tanto quanto os que se arvoram em caçadores de gargalhadas. Surgem os que reclamam tóxicos intelectuais, os que andam em busca de fantasias, os que insistem por incentivos à polêmica envenenada. Raros leitores pedem iluminação.

Sem isto, entretanto, podem ler muito, saturando o pensamento de teorias as mais estranhas. Chega ao dia em que reconhecem a pouca substancialidade de seus esforços, porque, sem luz, o conforto pode induzir à preguiça, ao entretenimento, à aventura menos digna, à tristeza, ao isolamento, ao riso e ao deboche.

Como a iluminação espiritual, todavia, cada cousa permanece em seu lugar, orientada no sentido de utilidade justa.

Lembra que quando te aproximes de um livro estás sempre pedindo alguma cousa. Repara, com atenção, o que fazes. Que procuras? Emoções, consolo, entretenimento? Não olvides que o Mestre pode também interrogar-te:- “Como lês?”

-o-o-o-o-o-

A mensagem de Emmanuel, psicografada por Chico Xavier, diz tudo e por si só é bastante explicativa. Todos nós achamos aquilo que procuramos (“quem caça acha”), pois afinal temos o livre arbítrio, faculdade que nos foi legada pelo Deus Pai todo

poderoso. O “x” da questão é esse:- se buscamos o bem, procuramos trilhar o caminho reto, vamos nos aprimorar, procurar elevar os nossos pensamentos, dignificar a nossa conduta, praticar o bem e a caridade, objetivando nosso crescimento moral e espiritual. E aí vamos ler as grandes obras da humanidade, vamos enriquecer o nosso conhecimento, vamos aprender os ensinamentos dos grandes filósofos, como, por exemplo, São Tomás de Aquino que nos dizia:- “Toda superioridade nos é dada em razão do bem comum”. Meditemos sobre isso.

Ao contrário, se buscarmos a outra porta, a do mal, entraremos em sintonia com entidades menos esclarecidas, as quais nos conduzirão à vida desregrada, aos vícios, aos baixos instintos, ao crime, ao verdadeiro Inferno de Dante.

Por isso, meus queridos amigos e leitores recantistas, repito o que o final da mensagem de Emmanuel nos ditou acima:- “Lembra que quando te aproximes de um livro estás sempre pedindo alguma cousa. Repara, com atenção, o que fazes. Que procuras? Emoções, consolo, entretenimento? Não olvides que o Mestre pode também interrogar-te:- “Como lês?”

-o-o-o-o-o-

B.Hte., 29/04/10

RobertoRego
Enviado por RobertoRego em 29/04/2010
Código do texto: T2226975
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.