A Procura da coxinha perfeita

Semana Um

Tudo começou em uma madrugada, voltando para casa, aquela fome, e achar algo pra comer de madrugada é como achar agua no deserto. Botafogo era o lugar, madrugada fria, rua deserta, em uma esquina qualquer aquela luz acesa se destacava na escuridão, estacionei o carro, tranquei a porta, a final estamos no Rio de Janeiro. Logo que entrei, la estavam elas, todas, uma ao lado da outra, olhando para mim, varias coxinhas pedindo para serem degustadas. Pedido feito, coxinha na mesa, coca-zero ao lado, guardanapo na mão, hora de comer! hummmm, com fome tudo fica mais gostoso. Mas aquela coxinha estava alem das minhas expectativas, simplesmente deliciosamente saboroooosa, pausa pra enxugar a baba que escorreu. Comer uma só! impossível!, no mínimo conferir se todas tinham o mesmo sabor, então após comer a segunda coxinha, veio a revelação, quantas coxinhas existem por aí, a minha espera??? e como saber qual é a mais gostosa?? tenho que atribuir uma nota para cada coxinha, criar critérios para classificar, massa, recheio, textura, apresentação artística, o principal, se você comer apenas uma, a nota tem que ser de 0 a 5, e se sentir vontade de comer outra, a nota vai de 5 a 10, mais do que isso já é gula. Hoje estou a procura da coxinha perfeita, ja andei por varias esquinas desse rio de janeiro, mas ainda não encontrei. Mas a nossa história não acaba aqui, então resolvi eu mesmo fazer as coxinhas... mais isso eu vou contar na próxima semana


Semana dois


...então, onde conseguir uma receita de coxinha, moleza! internet!, o difícil foi escolher uma.. logo decidi por uma receita, a mais simples. Ingredientes comprados, cozinha limpa, cobaias selecionadas para provar o experimento, então mãos a obra. Primeiro vamos pelo que já conhecemos, o frango, peito de frango desfiado, moleza, coloquei o frango na panela, água e caldo de galinha e um envelope de tempero meu arroz alho, adoro alho!, agora é deixar cozinhando até lembrar que esta pronto, de vez em quando, vai la da uma olhadinha nele, quando achar que ta legal, desliga o fogo, reserve e deixe esfriar pra desfiar depois. Agora vamos a novidade, a massa, sei sei deve ter gente aí falando que é moleza, se descobri uma coisa na culinária é que quando os ingredientes são poucos e a receita é simples, é mais dificil acertar o ponto. Trigo, leite, manteiga e caldo de galinha, tudo na panela, e vai mexendo até que a massa descole do fundo da panela, bem aí minha experiencia com massas ja ajudou, por que ja existiu a muito tempo atras " A Busca da Pizza Perfeita", e modéstia a parte, eu faço uma pizza "diliciosa".. mas voltando a coxinha... amassei, amassei até que senti a massa homogenea. Legal.. agora montar a coxinha que foi engraçado, gente fazer aquele formatinho, foi no mínimo divertido.. mas acho que na última eu acertei. Mas aqui ja achei que tinha algo errado na massa, muito dificil de fechar.. hora de fritar!! Leite gelado, farinha de rosca, e óleo quente, mas não muito quente. Uma a uma todas fritas, coca-zero na geladeira, cobaias na mesa, hora da degustação.. Hummm.. delicia, gostei da massa, ficou bem fininha, pegou pouca gordura, e o recheio ficou mais ou menos... nota 6,5 poderia ficar melhor!.. Ja satisfeito, navegando pela net, descobri que a massa pode ser feita com batata... uau!! isso explicava muita coisa!! Agora é comprar os ingredientes, chamar as cobaias e tentar achar a fórmula da coxinha perfeita.

obs: nenhuma cobaia sofreu qualquer tortura ou judiação, todas sobreviveram ao experimento


Semana três

...e então surgiu a batata. Este novo ingrediente explicava muitas coisas, a textura da massa, como agregar mais sabor, enfim uma luz na escuridão na busca da coxinha perfeita. Ah! A internet! Que maravilha! Não foi difícil achar uma receita na internet, pra falar a verdade consegui até um vídeo, foi quando descobri que a massa era mais ou menos um nhoque disfarçado de coxinha, o que me remeteu a minha infância, quando a nossa cozinheira preparava nhoque, eu prestava muita atenção tentando controlar minha ansiedade, esperando que a massa ficasse pronta, para poder depois de enrolar cortar em pedacinhos e ver cozinhar na água quente, aquilo era mágica pra mim. Bem, batatas compradas, devidamente descascadas e cortadas em cubos e cozidas com três tabletes de caldo de galinha e sal. Aqui a dica, pode colocar sal, no final você vai dar o ponto da massa com trigo, tirando o salgado da batata. Agora se prepare para enganar as batatas, elas vão pensar que serão transformadas em purê, bem amassadinhas, coloque na panela junto com duas colheres de sopa de manteiga, acrescente leite, vá misturando com um garfo até a mistura ficar bem homogênea, nessa hora você coloca duas gemas, e logo em seguida vai adicionando trigo aos poucos e misturando, e adicionando, e misturando, quando seu braço já não agüentar mais de tanto misturar e a massa estiver desgrudando da panela desligue o fogo e jogue em cima de uma pedra, devidamente cheia de trigo e com uma espátula espalhe por toda a superfície, permitindo assim que esfrie mais rapidamente. Hora de descontar todas as raivas, depois de fria, pegue a massa e comece amassar, bater, socar, até que ela fique bem homogênea e não grude na sua mão, você pode ir controlando adicionando trigo se achar que esta molenga demais ou adicionando azeite pra desgrudar das mãos, mas não se empolgue muito na raiva, nem no trigo, nem no azeite, ta?, a massa pode desandar. Pegue leve! Em tempo, são duas da manhã, e minhas cobaias esperam ansiosas pela versão 2.0 da coxinha. Sempre tem um curioso que vem meter o nariz na sua receita, não é verdade? Então depois de uma narigada dessas, acabei descobrindo que fica muito melhor misturar o requeijão com o frango desfiado, e pra quem gosta, adicione umas ervinhas para colorir. Da massa faça uma bolinha do tamanho da mão, da bolinha faça um disco, parecendo uma mini-pizza, que na palma da sua mão vai virar uma conchinha, então coloque o recheio dentro da conchinha com uma colher, então é só fechar a conchinha em formato de coxinha. Com essa massa fica muito fácil modelar as coxinhas, depois mergulhe em água bem gelada, passe na farinha de rosca e frite em seguida. Hummmmmm!, a massa ficou uma delícia, da pra comer purinha, o recheio delicioso, a coxinha ficou muito boa, nota 8, Uau!! Nada mal hein! Coca-zero nos copos, coxinhas na mesa, e cobaias saltitantes e felizes, muitos elogios! Perfeito! Nem sobrou pra bater a foto! Até o momento que estou escrevendo esta receita e descubro através de uma leitora que a coxinha feita com macaxeira fica divina. Ai ai ai, começo a pensar que a coxinha perfeita seja uma utopia. Bem, vamos lá!, a procura dos novos ingredientes....



Semana quatro

A Internet é mais rápida que a promessa. Esperei, esperei, esperei até me cansar, já que a receita não chegou, viva a internet! Sabe aquela vontade súbita e incontrolável que bate e como juízo de mais não faz bem pra ninguém, não resisti, me perdoem as cobaias, prometo fazer um festival de coxinhas a todos. Ingredientes comprados, desta vez eu não tinha a menor idéia do resultado final, por achar que a macaxeira (mandioca) é uma batata que não deu certo, nunca esteve muito presente no meu cardápio. Então junte dois tabletes de caldo de galinha com quatro colheres de manteiga, eu disse manteiga viu!, depois de dissolver, pegue uma caixinha de leite integral, porque não existe coxinha light, misture e deixe ferver. Ah! A Macaxeira (mandioca) já deve estar cozida e esmagada, só esperando pra encontrar o leite. Meio quilo basta! Agora com a macaxeira (mandioca) misturada ao leite, comece a acrescentar pouco a pouco a farinha de trigo, até formar uma meleca tipo unidos venceremos, nesse momento coloque um saquinho de queijo ralado de boa qualidade, misture bem, e só então complete com trigo até que a massa desgrude do fundo da panela, nessa hora, pegue dois ovos, já previamente mexidos, e acrescente a massa, se precisar acrescente mais trigo. A massa fica muito boa e fácil de manusear. Para os apressadinhos como eu, espalhe a massa por uma mesa de pedra pra que ela esfrie mais rapidamente. Enquanto isso do outro lado da cozinha o recheio estava a minha espera. Peito de frango, cortado em cubos e cozido com dois tabletes de caldo de galinha com vinho branco. Acrescente ervas pra decorar, se gostar uns flocos de bacon com alho desidratados, hummmmmmm!!!, Delícia! Tudo devidamente desfiado, acrescentado, misturado, pra te fazer babar! Agora coloque queijo catupiry, o legítimo, misture até conseguir uma massa homogênea, e tente se controlar pra não comer o recheio! Essa é a hora! Pense na sua conta bancária, nas contas atrasadas, no seu vizinho barulhento, pegue a massa e comece a sovar; bata, amasse, joga na parede, chama de lagartixa. Quando ela estiver bem macia, pare, descanse! Hora de moldar as coxinhas, pegue uma porção da massa, faça uma bola, dessa bola faça um disco, deste disco uma cuia, tudo isso na sua mão, se está acompanhando a saga da coxinha perfeita, já estará craque, caso contrário, é assim mesmo, no começo é difícil, mas não desista, pratique! Desta vez eu coloquei água com gelo para aumentar o choque térmico, então coxinha na água, coxinha na farinha de rosca, coxinha no óleo quente, essa é a sequência. Pronto, todas fritinhas, sequinhas e esperando aquela coca-zero. Receita pra coca-zero perfeita: Copo de vidro da coca-cola, aquele na forma da garrafa, isso é muito importante, tem que estar seco, acrescente varias pedras de gelo, nunca três, sempre mais, vire um pouco o copo e vá acrescentando a coca devagarzinho e escutando o barulhinho do gás, faltando um dedo para encher pare! e de logo um bom gole no copo e depois, solte aquele aaaaaaaahhhhhhh!! Delicia! Então, só então, peguei a coxinha e provei. Nossa gente! Ficou muito gostosa, o recheio ficou maravilhoso, o queijo ralado na massa, deu um sabor diferente na casquinha que forma na hora que frita. Perfeita! Será mesmo perfeita? Senti falta de um ingrediente muito importante que esteve presente em todas as outras edições, senti falta das minhas “cobaias”, desde a primeira vez quando a cobaia era minha namorada, como da segunda vez onde estava com a minha família e da terceira vez que estava entre meus amigos. As vezes nos pegamos tão concentrados em achar a receita perfeita, e esquecemos que não importa o quanto sua coxinha seja boa, não importa do que massa é feita ou qual recheio ela tem, se você não tem com quem partilhar, ela jamais será perfeita. E aí, quem quer coxinha ?
Blog do Buraco por Ricardo Leão
Enviado por Blog do Buraco por Ricardo Leão em 01/05/2010
Código do texto: T2230842
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.