ÉTICA

Em um encontro, reunião de um grupo das mais variadas idades, veio em pauta a palavra ÈTICA, todos a usam muito mas na maioria das vezes o real sentido é esquecido.

O questionamento foi " O que é ética para tí?" As mais variadas opiniões foram dadas, mas como essa palavra define atitudes, todas as explicações se completavam.

A palavra define os atos de cada um, e como é aplicada na vida, a seriedade com que se carrega o valor do sentido real da virtude que encotramos em nossa trajetória pela vida a fora.

Ètica se estuda, executa, e de acordo com o caráter do indivíduo, as virtudes fazem aflorar outros sentimentos que acabam completando o ser.

Os adolescentes em formação, precisam trabalhar bem essa questão, que levarão para a vida toda, em sua bagagem.

Fala-se muito em ética mas na verdade, pouco se pratica, ética moral, ética pessoal, ética profissional, ética familiar. Antes de trabalhar ética devemos trabalhar virtudes, e filosofia de vida.

As palavras se interligam, assim como as ações. Somos seres únicos, imcompleto e imperfeitos, mas cada um tem o dever para consigo e para com a sociedade. Dar o melhor , e por consequência também receber o melhor.

Uma atitude assim faria com que, refletindo modificaria, se conseguiria construir uma sociedade menos egoísta, ciumenta e cheia de achismos, fazendo com que valores maiores e melhores, imperassem, nas ações do povo começando pelas crianças que com toda certeza nos dão as maiores lições de virtude e ética.

Acredito que é ainda através de nossos pequenos que vamos conseguir operar alguma transformação na sociedade. Volto-me aqui aos professores, aqueles verdadeiros educadores, que invistam nas suas crianças, em sua sala de aula , travem um diálogo aberto com seus alunos , ouçam suas opiniões , promovam o debate, deixem fluir as opinioões, isso é uma forma de trabalhar filosofia, conteúdo tão importante, e que por algum tempo esteve fora dos currículos escolares,

Onde trabalharmos filosofia , virtudes e outros sentimentos , começaremos a modificar alguns princípios moraes, e por consequência estaremos plantando algumas boas sementes, que com certeza germinarão em breve.

E quem sabe, aí teremos cidadãos questionadores que não se intimidarão a postarem suas opiniões a quem quer seja.

Marilu Fagundes

Mafag
Enviado por Mafag em 01/05/2010
Reeditado em 01/05/2010
Código do texto: T2231441
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.