VIOLÃO E VIOLONISTA - EM TRÊS MOVIMENTOS

1º MOVIMENTO:

O escultor trabalha com a pedra, o bronze ou o ferro...

O pintor serve-se das cores...

O escritor utiliza a palavra...

A matéria prima do músico são os sons. Portanto, a música é a arte do som.

No som podem-se distinguir, entre outras, 04 características principais:

intensidade, altura,timbre e duração

A intensidade - é a força com que se produzem vibrações acústicas. Segundo essa qualidade, os sons são fracos(piano), médios(meio forte), fortes ou muito fortes (fortíssimo).

A altura do som - é determinada pela frequencia do som. Se o número de vibrações/segundo forem baixas, o som será grave; e se o número de vibrações/segundo for muito elevado, o som será agudo.

O timbre - é a peculiaridade de cada voz ou instrumento, a qualidade que permite saber que o que soa é um violão e não um violino, ainda que não se veja o instrumento.

A duração - é o tempo de produção do som (tempo que um som permanece reconhecível pelo ouvido humano).

No papel, o som musical é representado por um sinal: a nota.

As notas são escritas no pentagrama: conjunto de 5 linhas horizontais e 4 espaços.

A posição da nota, no pentagrama, indica a altura do som.

Os sons musicais recebem os nomes: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si.

2º MOVIMENTO:

Mas, no papel, a música está dormindo... Esperando por alguém que a faça acordar...

Alguém que possa ser possuído pelas notas e que as façam fluir através do seu corpo.

No corpo do violonista, elas vão fluindo, fluindo, até chegar às pontas dos dedos que agora passeiam pelas cordas do violão.

Quando isso acontece, a música se incendeia de desejos para acariciar ouvidos atentos.

3º MOVIMENTO:

Criada está a ponte entre a terra e o céu: estamos mais perto de Deus. Tudo vira beleza!