CARTÕES

Apesar de não ser mais “o correio” a principal forma das pessoas “trocarem figurinhas”, em certas épocas como “Dia das Mães”, “ Natal” , “Ano Novo”, algumas pessoas recorrem a esse meio de comunicação para parabenizar ou desejar “Boas Festas, enviando lindo cartões com significativas mensagens.

Sabe-se, porém, que apenas uma minoria utiliza essa modalidade porque hoje é através da internet que as pessoas se comunicam e em tempo real. Os e-mails aproximam as pessoas pela sua troca diária.Como exemplo de outras técnicas que minimizam distância e fortalecem relações podemos citar o MSN e o ORKUT.

As pessoas se adaptaram rapidamente a esta modernidade. E quem não acompanhou a tecnologia ficou a ver navios. Muita gente “birra” para não aderir a essa megatendência e ainda envia longas cartas, cartões, telegrama e fax.

A tia Alzira é uma dessas, ali e acolá, abre aquela enoooooooorme caixa cheia de cartões e vai lendo para relembrar os velhos amigos, os colegas de trabalho, os parentes que enviavam sempre notícias escritas a punho através da Empresa Brasileira de Correio e Telégrafos. Entre seus pertences não pode faltar envelope, papel de carta daqueles pautados e fininhos, além de selos para agilizar a postagem das correspondências que envia sempre para manter as boas relações de amizade.

A gente até respeita a posição de Tia Alzira, mas o pior é que ela não perde a oportunidade de exibir seus cartões, de dizer que filhos e netos não sabem mais o que é isso, que ninguém mais do que ela tem o privilegio de ter tantos cartões, que já perdeu até as contas porque está sempre recebendo um. Em uma dessas exposições de Tia Alzira o seu sobrinho Fernando disse para tia:

- Sabe tia, eu puxei a senhora. Gosto muito de cartões.

- Ah! Meu filho, finalmente encontrei uma pessoa da família parecida comigo.

Todos olharam para o sobrinho “potoqueiro” porque nunca se ouviu falar que ele recebesse ou enviasse essa modalidade de correspondência. Pressionado pelos olhares ele se viu na obrigação se fazer “jus” a sua verdade.

Meteu a mão no bolso e de posse de carteira de dinheiro passou a mostrar a quantidade de cartão que sua bolsa abrigava: Ouro Visa, Credicard, Ourocard, Mastecard, Santander Máster, Credicard Itaú, American Express e tantos outros mais.

Enquanto a Tia Alzira tentava entender que tanto cartões eram aqueles a turma ria das gracinhas de Fernando e ele ainda dizia:

- Tia, eu tenho ainda mais cartões em casa e como todos os dias chegam mais pelo correio qualquer dia a minha caixa de cartão vai ser maior que a sua.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 06/05/2010
Reeditado em 29/04/2020
Código do texto: T2239907
Classificação de conteúdo: seguro