O Ser Dentro do Humano.

Após muito custo, consegui atravessar a rua, pois os carros não paravam na faixa, apesar de estarem junto comigo, uma criança e um idoso.Abarrotada de material,entrei no ônibus abarrotado de estudantes.

Que dificuldade!No ônibus, NENHUM auxílio!

Para não cair, segurei em uma jovem de mais ou menos 16 anos,que com mochila nas costa,aparelho na boca, reluzente piercing no nariz,me contemplou com um fuzilante olhar 38!

Fiquei a pensar... Tão jovem e tão estressada, àquela hora da manhã...Ah, meus 16 anos!Que saudade do meu nariz sem piercing, mas que, farejava motivos para um sorriso!

Viva minha época de infância e juventude!

Não perdíamos o bom humor por tão pouco!

Tempos modernos, muita conquista a preços bem altos.

Não tínhamos medo de ir a escola, não tínhamos na escola, as armações da moda (tipo"Malhação") tínhamos colegas e amigos!

Crianças, não eram arrastadas pelas ruas,atiradas pelas janelas e pontes, estupradas, espancadas,esquartejadas.

Idosos,não eram maltratados,avós,cuidavam dos netos.

Crianças podiam confiar em seus pais, que confiavam nos seus filhos, que obedeciam e respeitavam os pais, que por eles zelavam!

Crianças pediam as bênçãos de seus pais... Não geravam crianças... Brincavam...

Depois veio o trabalho, e a responsabilidade, de mesmo com pouco, ajudar nas despesas de casa, e continuar os estudos.

Hoje, vejo inúmeros jovens explorando ao máximo, o “direito" de prolongar a pensão que recebe do pai, às vezes até sem necessidade, sem ao menos agradecer.

Ficávamos horas dentro de um ônibus, mas nunca, sem que alguém segura-se nossos objetos, embora ocasionalmente, ficássemos sem eles...

Não era tudo mil maravilhas, enfrentávamos assaltos, transito alguns engraçadinhos de mão boba, para os quais, alguém tinha na bolsa um alfinete!Lembro dos aniversários, comemorados as cinco da manhã, com direito a bola, bolo e guaraná!Será que ainda fazem?

Tínhamos alegrias, diversões, valores e medos diferentes.

Medo de tomar injeção e remédio ruim, mas não de remédio falsificado, medo de ir ao médico, não do médico, que geralmente era AMIGO da família!

Podíamos tranquilamente ir a igreja, conversar com o padre, sem correr o risco de ter que fazer um exame de corpo de delito!

Tínhamos medo de acidentes,de ser assaltados e perder a carteira,não a vida. Nem de sermos queimados vivos...

Lembro de ter tomado vacina, por causa de uma grande enchente, não de ter perdido amigos, por causa dela.

De quem é a culpa de tantas mudanças?Do progresso,da natureza, do "ser humano”, dos HOMENS?

Cidadania não era vocabulário comum na minha época, mas creio, que era mais praticada. Éramos solidários em todos os momentos, não apenas em situações de calamidade.

Bons tempos, em que tinha certeza, de estar convivendo com seres verdadeiramente humanos,pois hoje,as vezes me pergunto,que ser é este que habita dentro de alguns humanos?

Humanos...Humanidade...Conheço animais bem mais humanos...

Será que estamos sendo possuídos por alienígenas?

Sigel
Enviado por Sigel em 07/05/2010
Reeditado em 07/05/2010
Código do texto: T2241960
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.