ÁLBUM DA COPA

Tem gente gosta de fazer coleções. Eu era uma dessas pessoas. Na minha adolescência colecionei chaveiro, flâmulas, postais, cartões de telefone, calendário de bolso e selos. Hoje só me resta a coleção de selos. Lamentavelmente!

Tempo de Copa do Mundo é tempo de colecionar figurinhas de jogadores. E casualmente conversando com um grupo de amigos descobri que o espírito de criança ou de adolescente permanece nos adultos principalmente quando se trata de Copa Mundo. Professores, médicos, advogados, funcionários públicos que são pais e alguns tem até netos, brincam de colar figurinhas no Álbum de Copa. Analisando estas atitudes até achei bonita, porque cada um deixa aflorar seus sentimentos infantis, ansiosos por completar o álbum e a troca de “balinhas” repetidas é um exemplo de sadio relacionamento. Achei interessante que os colecionadores sabem sem olhar para o álbum as figuras que tem e até aquela que o colega não tem.

O Álbum da Copa de 2010 saiu em abril através da Editora Panini que é a licenciada mundial para Álbuns da Copa do Mundo. Foi em 1970 que a Panini publicou o primeiro Campeonato Mundial de álbum de figurinhas da Copa.

Curioso é que originalmente as figurinhas eram feitas em papel e os colecionadores tinham que encontrar uma forma para fixá-la no álbum. Daí, eles recorriam as mais diversas formas, utilizando desde o leite do sapoti (fruta nordestina que larga um leite branco tipo cola) até o “grude” que era feito no fogo com goma e água.

Esses antigos colecionadores vibram por não ter mais que “melecar” a mão para apor as figurinhas no álbum porque atualmente elas são autocolantes. Além do que, agora podem comprar a quantidade de saquinhos de figurinhas que quiserem. Hoje não dependem mais de mesadas nem das promessas de seus pais. O tempo passou, são homens feitos, donos de seu próprio nariz com proventos no final do mês. Eles se divertem ao recordar as chantagens de papai e mamãe: se tirar dez na prova ganha 5 sacos de figurinhas, se tomar a vitamina toda dou 2 sacos de figurinhas. Elas eram minguadas porque representavam armas para os pais conseguirem isso e aquilo dos meninos colecionadores.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 07/05/2010
Reeditado em 29/04/2020
Código do texto: T2242837
Classificação de conteúdo: seguro