VESTIBULAR PARA MÃE

Injustiça! Lendo a lista das profissões existentes, não encontramos oficialmente registrada a mais completa dentre todas: a de mãe. Por que se esqueceram dela? Porque ser mãe não é profissão, é missão. Certo ou errado? Quem sabe? Pra ninguém se contrariar, o ideal é que se junte profissão, missão e, além disso, vocação.

Seria justo que as mães pudessem ser reconhecidas em seus documentos de identidade pelo simples fato de serem mães. Isto por si só, já deveria conferir-lhes a maior credibilidade! Para começar, a “profissão” de mãe, justamente a que não recebe méritos, é a que mais reúne qualidades. Mãe que se habilite realmente a essa categoria não pode ser qualquer uma. Do contrário, será apenas uma “profissional” de meia-tigela.

E o vestibular? Não ia ser fácil passar. No mínimo, a candidata teria que entender de Medicina para saber curar dores; de Psicologia, para saber ler almas; de Pedagogia para ensinar todinho, o ABC da vida. Ainda, ter noções básicas de Contabilidade, para o controle dos saldos negativos e positivos; de Culinária para ministrar no dia-a-dia os temperos nas doses certinhas; também de Advocacia pra não correr o risco de condenar ou absolver injustamente.

Seria ridícula uma mãe Detetive? No bom sentido, é claro, ela teria, sem dúvida, todas as credenciais para isso. Toda boa mãe é vigilante. Está sempre atenta às pistas e a qualquer movimento suspeito que ameace seus “clientes”. Do contrário, corre o risco de vê-los em sérios apuros. Curioso! As mães não percebem, mas são, em tempo integral, poderosas Comandantes. Piscou o olho, se distraiu por qualquer coisinha, já era! O navio perde o rumo e tudo desanda.

Agora, o que as mães são mesmo, é Artista de circo: fazem rir, fazem mágicas, dançam na corda bamba. São equilibristas, malabaristas, domadoras, dão conta da maior ginástica e nunca deixam a peteca cair. Também não costumam fugir da raia quando têm que enfrentar punhais que lhes são atirados. E olha que nem sempre recebem os aplausos merecidos! Mas também não ligam. Até pra isso, já são preparadas. Vida de circo, geralmente, não é compensadora. Muito trabalho e pouco (ou nenhum) reconhecimento.

Finalmente, é bom que fique claro: estas peripécias todas, só as conseguem as mães de verdade. Porque é fato: na profissão de mãe, como em qualquer outra, existem também as mães-charlatãs. Essas são uma farsa. Jamais passariam no vestibular para a Maternidade. São aquelas que mancham e denigrem covardemente o currículo sagrado das mães! O que é uma pena. Mas falando das mães de verdade, o que lhes explica tamanho sucesso? A resposta é uma só: é a mistura perfeita com que foram feitas, aquela, cujo ingrediente-mestre é o amor. Estas sim, não precisam de vestibular. Vêm já com crédito pré-aprovado, com carta de recomendação e tudo. Vão fazer sucesso na profissão. Por quê? Porque não se contentam com qualquer mestrado ou doutorado. Elas nunca param de aprender...