Os amores do Recanto ( autoria Ana Marly de Oliveira Jacobino)

Recebi de minha grande amiga e emérita escritora Piracicabana, este lindo presente, o qual me fez muito feliz... Compartilho-o com meus amigos Recantistas esta joia em forma de crônica... Ana Marly, que JESUS TE ABENÇOE!!!! VALEUUUUUUUUUUUUUUUUU! Bjs Ivoninha

Os amores do Recanto

A vida do ser humano prima pela busca do seu Shangri-lá. Alguns esperam encontrar no seu paraíso encantado a amizade e o amor. Os valores cultuados em uma amizade levam ao preenchimento dos vazios existenciais.

Recordo de ler o sábio chinês Deng Ming-Dao em um livro: “As pessoas realmente ligadas não precisam de ligação física. Quando se reencontram, mesmo depois de muitos anos afastados, sua amizade é tão forte quanto sempre."

Conheci o Recanto das Letras através de um jovem poeta, amigo do meu filho Guilherme, seu nome; Felipe. O moço foi assistir ao Sarau Literário Piracicabano e me convidou para publicar. Na época não dei muita atenção por saber pouco do mundo virtual e por ter perdido a visão direita e estar com a outra comprometida. Mas..., ele insistiu e resolvi publicar uma crônica “Eu e a Internet”.

No dia seguinte alguns comentários de saudações alegraram o meu dia. O primeiro comentário de uma escritora de São Pedro da Aldeia, a Souluz diz assim:

“TUDO TEM UM COMEÇO E O SEU FOI ESSA CRÔNICA JÁ BEM INTERESSANTE. SEJA BEM VINDA. ABRAÇOS”

Com um empurrão desses continuei o meu caminho por este recanto. Lógico que nem tudo é rosa, vez ou outra uma crítica faz a gente ponderar sobre; o que escreveu. O termo crítica provém do grego crinein, que significa separar, julgar. Compreende-se por critica aquela produzida por um especialista na área. Uma crítica bem feita precisa descrever aspectos objetivos que permitam sustentar seus argumentos.

Victor Hugo, Émile Zola e Machado de Assis também foram críticos literários na mesma época em que publicam seus trabalhos. Tiveram que além de colocarem o seu ponto de vista aprender a ouvir as críticas sobre o que escreviam.

Fernando Pessoa escreve uma carta a João Gaspar Simões e mostra a sua visão; do que seja a atividade de um crítico literário: “A função do crítico deve concentrar-se em três pontos: estudar o artista exclusivamente como artista, e não fazendo entrar no estudo mais do homem que o que seja rigorosamente preciso para explicar o artista; buscar o que poderemos chamar a explicação central do artista (tipo lírico, tipo dramático, tipo lírico elegíaco, tipo dramático poético, etc.; compreendendo a essencial inexplicabilidade da alma humana, cercar estes estudos e estas buscas de uma leve aura poética de desentendimento.”

Caro Leitor; muitas vezes as dificuldades do nosso dia-a-dia se esfumaçam quando podemos contar com amigos que nos amparam e nos fazem crescer. Pois bem, após um número incontável de comentários recebidos confesso dentre todos, poucos exageram na critica mordaz. Leio e releio para procurar entendê-los melhor. Afinal, a crítica não pode traspassar o limite da razão.

A verdade que neste tempo em que tenho escrito no Recanto das Letras fiz amigos especiais. Uma delas é a IVONE MARIA R GARCIA uma jovem advogada e escritora nascida em São Paulo, mas com a infância marcada pela alegria tranquila de uma cidade do interior, onde viveu anos de felicidade. Serra Negra a transforma de menina a mulher.Guardo com um carinho especial suas palavras carinhosas e belas:

““ ESTA É PARA VOCÊ, ANA MARLY””!

COM SUAS GENIAIS PINCELADAS VIRTUAIS CRIA O CENÁRIO DO INSÓLITO EM SEUS MAGISTRAIS CONTOS... SITUAÇÕES INSTIGANTES QUE BEIRAM O PROVOCAR DOS SENTIDOS, O INTERROGAR DA MENTE, O QUESTIONAMENTO DO COTIDIANO...

EXERCE SEU LAPIDAR MISTER COM RARA PERCUCIÊNCIA FAZENDO USO DE SUA INVULGAR CULTURA HAURIDA NA VISÃO PROFUNDA DO MAGISTÉRIO...

AMANTE DAS ARTES, FIEL MECENAS PIRACICABANA... ABRE OS SALÕES DE SUA TERRA PARA DESCORTINAR A BELEZA DOS POEMAS E A MAGIA DO CANTAR...

ANA MARLY, MULHER, MÃE, AMIGA, ESCRITORA DE ESCOL... RECEBA ESTA PEQUENA HOMENAGEM EM LEMBRANÇA DE SEU ANIVERSÁRIO JÁ PASSADO...

QUE JESUS A ABENÇOE INTENSAMENTE... SAÚDE, PAZ, AMOR, FELICIDADE...

BEIJOS,

CARINHOSAMENTE.

SUA AMIGA

IVONE

* NOTA DA RECANTISTA: A ANA MARLY E A NEUSA STAUT AMBAS SAGITARIANAS E TALENTOSÍSSIMAS CRIADORAS FORAM ALGUMAS DAS PRIMEIRAS AMIGAS QUE TIVE O PRAZER DE CONHECER NESTE RECANTO ENCANTADO...

Esta homenagem veio em um dia em que a tristeza abocanhou a minha alma pela perda de duas pessoas queridas:

“CARÍSSIMA ESCRITORA E POETA IVONE: HOJE DE CORAÇÃO MACHUCADO PELA PERDA DE DUAS PESSOAS QUERIDAS DA FAMÍLIA (SEI QUE ESTÃO PARTINDO PARA O PLANO SUPERIOR, MAS É MUITO DIFÍCIL DIZER ADEUS) APARECI AQUI PARA LER A SUA ESCRITA E HUMILDEMENTE LHE AGRADECER POR TANTA BONDADE.

COMO FALAR DE ALGUÉM QUE ACARINHAMOS E SENTIMOS ORGULHO DE LER E CONHECER UM POUQUINHO DO SEU COTIDIANO, DAS SUAS VIVÊNCIAS ESPIRITUAIS E POÉTICAS ENCONTRADOS NOS SEUS ELABORADOS POEMAS, CRÔNICAS... AQUI NESTE RECANTO DE TANTO ENCANTO. FICO COM O CORAÇÃO APERTADO EM DESCOBRIR NAS SUAS PALAVRAS POÉTICAS: O QUANTO VALE FAZER PARTE DOS SEUS TEXTOS.

OBRIGADA!

BRAVO!

ANA MARLY DE OLIVEIRA JACOBINO

Vou ficando por aqui nesta minha escrita em uma tela luminosa e deixo um comentário que fiz para a querida Ivoninha e a todos do Recanto:

“CARÍSSIMOS RECANTISTAS; OBRIGADA PELAS MANIFESTAÇÕES DE APREÇO. DEIXO UM GRITO DE “BRAVO” E APLAUDO A TODOS E A CARÍSSIMA IVONE POR SUAS PALAVRAS TÃO ESPECIAIS.

Obrigada

Ana Marly de Oliveira Jacobino

Ana Marly de Oliveira Jacobino

Publicado no Recanto das Letras em 07/05/2010

Código do texto: T2243224

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.