Por que não falarmos das mães?!

Sim, por que não falarmos de todas as mães já que hoje é um dia dedicado a estas figuras femininas que se sacrificaram ou não em prol das suas crias?!

Dizem que ser mãe é padecer no paraíso; rs...é um chavão um tanto quanto esquisito com o qual nunca me identifiquei. Ser mãe, para mim, é ser uma mulher com deveres diferenciados das que não o são cujos padecimentos servem para valorizar este mister.

Claro que há mães dedicadas, abnegadas, cuidadosas, limpas, sujas,preocupadas,elegantes,cultas,analfabetas,irreverentes, boas, más,despreocupadas,presentes,ausentes...de muitos tipos.

Há mães negras, brancas, pardas,mulatas,indígenas, asiáticas, européias..etc...há tantas mães espalhadas pelo mundo,meu Deus!

Mães que cuidam com carinho,que oprimem,  que sufocam os filhos com a sua possessividade, mães desleixadas ,que matam as suas crias,mães que abominam as que assim agem, mães que fumam e que deixaram de fumar, que fazem ou não dietas,redução de estômago, unhas e cabelos...e todas são mães!

Mães que esmolam, que esbanjam fortunas, que são delicadas ou que são ríspidas, mães humildes e mães orgulhosas...tantas mães há neste mundão de meu Deus!

E o Dia das Mães foi criado para que os filhos aprendessem a enxergar as suas mães como uma figura única,que o são; para reverenciá-las e agradecer-lhes por tudo que fizeram de bom nas suas vidas.Mas,se alguma, por qualquer motivo que não sabemos, deixou de exercer o papel de mãe que lhes foi confiado por Deus, quem somos nós para julgá-las e /ou condená-las? Elas também são mães não são?!

Quando eu era criança a minha mãe era um modelo de perfeição,a mais exata réplica da Virgem Maria.Hoje eu sei que não era bem assim.Nem ela e nem eu  fomos perfeitas nos nossos papéis. Erramos e buscamos acertar e o mais importante é que muito nos amamos.

Portanto, por que não falar de todas estas mães ?!

Sei que Deus na sua infinita misericórdia sonda e conhece o âmago de todas nós, mães, e está pacientemente esperando que nos voltemos para Ele em busca das virtudes que se fazem precisas para sermos as mães que Ele gostaria que nós fôssemos .

Enquanto isto, enxerguemos na mulher mãe que abandonou o filho no latão de lixo ou que o matou com as próprias mãos,não um ser desprezível mas um espírito enfermo que ainda não sabe avaliar o quanto Deus é generoso com as mulheres quando lhes permite cuidar de um dos seus filhos emprestando-o (os) por algum tempo através da maternidade.

No dia em que todas as mulheres compreenderem o verdadeiro significado da maternidade e o poderoso instrumento de evolução que ela representa,todos os dias serão festejados como Dia das Mães!

Até lá, exerçamos a tolerância e a misericórdia para com todas as mulheres  que ainda sentem dificuldades ante o exercício da maternidade pois que: "...com a medida que medirmos e julgarmos assim também o seremos"...

bjs,soninha

Sônia Maria Cidreira de Farias
Enviado por Sônia Maria Cidreira de Farias em 09/05/2010
Reeditado em 09/05/2010
Código do texto: T2246850
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.