ESPAGUETE À BOLONHESA

Estavam casados há dois meses. No meio da tarde ele liga:

_Mi, vou pra casa mais cedo... Preparar uma comidinha gostosa. Pra gente comer quando você chegar.

_ Ah, que bom, vou amar, benhê!

_Mi?

_ Fala, mô!

_O quê que eu faço?

_ Ué, pega o ônibus. Eu não posso te buscar... A loja fecha às 7...

_ Não, Mi, o quê que eu faço pra gente comer...

_Como assim? Qualquer coisa, olha na geladeira... Pensa, Luiz Otávio!

_ Ah, dá uma ideia, Mi, sou ruim pra inventar, cê sabe...

_Tá, tá, bom! Faz espaguete à bolonhesa, é “facinho”...

_ Fala aí, pra eu lembrar...

_ Do jeito que cê já me viu fazer tantas vezes, ora! Cozinha o macarrão...

_Tá, o macarrão...

_ Al dente, viu mô? Senão fica horrível, tudo grudado...

_ Já sei, isso eu sei, né, Mi?...

_Então, cozinha a carne, faz o molho vermelho com os tomates. Cuidado, não exagera no sal. Pra ficar no ponto, uma pitadinha de açúcar, lembra que eu te falei? Pra tirar a acidez...

_ Lembro, Mi, vou colocar...

_ Então, recapitula: macarrão, carne, molho, daqui a pouco tô em casa.

_ Beijo, Mi...

_Beeeeejo, mô!

Ela entra em casa e já sente o cheirinho. Vai gritando:

_ Opa! Tá gostooooso!

Lá vem ele limpando a mão no avental. Sorriso radiante, dá um beijinho nela.

_ Tudo ok! Prontinho, nosso jantar...

Ela entra na cozinha. Sobre a mesa duas porções de espaguete, já arrumadas nos pratinhos. Sobre o fogão a panela de pressão com capacidade para quatro litros. Meu Deus! A panela transbordante joga molho pelas beiradas! Ela quase tem um “treco”.

_ Luiz Otávio, o que significa isso? Quatro litros de molho pra nós dois?

_ Ah, não acredito, Milena! Cê vai se ligar justo no detalhe do tanto de molho?

Baixando o tom, resignada, ela insiste:

_ O que aconteceu, mô?

_ Nada, ué! Deu tudo certo! Só precisei retocar um pouquinho. O sal passou, pus açúcar. Aí ficou doce. Pus mais sal. Ficou salgado, pus mais água...

_ Mais água, né, mô? E depois?

_ Depois ficou muito enxaguado, joguei mais um pouco de carne. Ficou sem sal. Pus sal. Ficou salgado, pus açúcar...

_ Já sei... Ficou doce, cê pôs mais sal...

_ Não era pra pôr?

_ Era, era pra pôr mais sal, esquece Luis Otávio! Mas no final o quê que a gente vai comer? Macarrão doce, salgado, amargo, ou o quê?

_ Enxaguado, Mi... Por quê? Você não gosta? Mamãe fazia era assim...