POR QUE AS PESSOAS GRITAM ?

Era um congresso de Psicologia. Depois das apresentações o palestrante lançou uma pergunta:

-Por que as pessoas gritam?

Alguns dos presentes disseram que talvez fosse por estarem nervosos... Ou por querem fazer valer a sua vontade... Outros por estarem descontrolados e alguns ainda mencionaram que essas pessoas não tinham educação nem paciência com a pessoa com quem conversavam.

Novamente outra pergunta foi lançada:

-Mas, por que gritam se estão bem próximos das pessoas com quem falam?

Ao que as pessoas responderam que devia ser porque desejavam ser ouvidas e acatadas!

O professor questionou se no caso, não seria melhor que essas pessoas falassem em voz baixa... Entenderiam-se muito melhor e não ficariam tão estressadas.

A platéia ficou pensativa e depois de alguns segundos o palestrante quebrou o silêncio falando:

-Amigos... Quando as pessoas estão zangadas, seus corações ficam transbordando mágoa e rancor... Com isso... Afastam-se muito... Para diminuir essa distância elas precisam gritar... Acham que se não agirem desse modo, não serão ouvidas pela outra pessoa... Quanto mais chateadas estiverem, mais forte elas gritarão para que possam escutar-se através da grande distância que separa esses corações raivosos.

Por outro lado... O que acontece quando duas pessoas estão enamoradas?... Elas também se comunicam gritando? Perguntou o professor.

Todos sorrindo... Disseram que elas não precisam gritar!... Falam bem suave e em tom baixo!

E por que? Perguntou ele?... Vocês sabem?...

Houve novamente um momento de silêncio e reflexão...

Então o palestrante concluiu:

-É porque seus corações estão cheios de sentimentos bons e muito próximos um do outro... A distância é mínima e às vezes seus corações estão tão pertinho que as pessoas nem precisam falar, somente sussurram... E quando o amor transforma-se em paixão, os dois corações de tão próximos transformam-se em um somente e desse momento em diante ... Não necessitam sequer sussurrar... Apenas será necessário um olhar!... O entendimento será total!

A platéia estava extasiada com a simplicidade como o professor falava de coisas complexas com tanta maestria!

O palestrante voltou-se para a platéia e agradeceu a todos pelos momentos agradáveis passados durante aquela conversa e encerrou o seminário dizendo...

- Meus amigos... Nunca deixem que seus corações fiquem afastados por motivo algum... Quando se desentenderem... Respirem fundo, acalmem-se, reflitam e evitem falar palavras ofensivas... Pois, depois de lançadas, não há como retirá-las... Elas magoam e ferem como lanças afiadas e só servem para distanciar mais e mais os seus corações... Com tanta agressão... Chegará o dia em que a distância será tanta... Que não será mais possível encontrar o caminho de volta.

Sejam tolerantes e assim poderão ser mais felizes!

Em tempo...

Num dos meus escrios anteriores questionava o porquê da maioria das pessoas, acreditarem no que é dito baixo ou sussurrado... Depois deste Congresso eu descobri a razão. rs

Tenham um dia com muita paz.

Bjsssss

***Bel***