A VIDA EM NÚMEROS

Eu já escutei muitas coisas absurdas nesta vida. Algumas nos fazem chorar outras rir. A última aberração que ouvi nestas últimas horas do dia é que, num futuro não tão longínquo, as pessoas não serão chamadas por nomes e sim por número. Procurei saber de onde vinha tal maluquice e a explicação foi a seguinte:

Primeiro, os números na nossa vida têm muito mais importância que os nomes. A sua idade significa muita coisa. Dizem até que é falta de educação perguntar a idade da outro, mas na internet essa regra não existe. Na chat antes de se perguntar o nome se pergunta:Qual sua idade? Idade é número. A sua identificação como pessoa é feita através de números – RG. Também é através de números que você é Cadastro com Pessoa Física – CPF. Tem pessoas que tem três números de celular e para você depositar dinheiro, sacar, fazer empréstimos bancários você tem que ter número de conta e uma senha numérica para utilizar saque eletrônico.

Quanto maior for a representação do seu salário em números mais você será bem conceituado na sociedade. Pitágoras já dizia que o “número é a essência e o princípio de todas as coisas”.

Sabe-se que o homem primitivo não tinha necessidade de contar, portanto, o número é uma invenção que surgiu quando o homem começou a produzir alimentos, construir suas moradias e dedicar-se ao pastoreio. O pastor precisa saber se seu rebanho retornava completo ou se algum carneiro estava perdido. Assim, compreendemos que a necessidade de contar se deu com o desenvolvimento das atividades humanas. Partindo do princípio que as atividades humanas continuam em plena ascensão, faz sentido dizer que a necessidade de contar, de se expressar através dos números continua também ascendente.

A numerologia é a ciência que estuda os números e suas influências sobre as pessoas. Dessa forma, se você disser para um amigo que comprou um carro, ele pode até perguntar a cor, o modelo, mas só vai valorizar sua compra quando você disser o numerário que você pagou por ele. Quanto mais elevado for mais valorizada será a sua aquisição.

Hoje tudo gira em torno dos números. É complicado ter que gravar tantos na cabeça. Tem gente que ainda codifica suas senhas de e-mails com números. Na faculdade você tem número de matrícula, para você fazer concurso tem que levar o número de inscrição, a sua residência é indicada por números e se você vai ao médico sua vez está na seqüência da numeração de sua senha.

Bom, tudo que foi dito aqui faz sentido, de fato os números estão presentes na nossa vida, tudo bem. Mas dizer que os nomes das pessoas serão trocados por números é exagero. Acho que isso traria muitos descontentamentos porque pelo que entendi o “nome – número” não seria escolhido aleatoriamente por cada pessoa e sim pelo cartório informatizado registrando na seqüência de nascimento. Como a tecnologia tende a ficar cada vez mais avançada até acredito que não haveria repetição de “nome-número”.

Mas, o mais interessante, engraçado mesmo, é que apesar de eu não acreditar nessa coisa estanha fico curiosa para saber qual seria o meu “nome – número” e quem ficaria com o número vinte e quatro. Será que cairia numa pessoa do sexo feminino?

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 12/05/2010
Reeditado em 29/04/2020
Código do texto: T2251771
Classificação de conteúdo: seguro