(PA)CIÊNCIA

Lá fora, um sol intenso atinge em cheio as duas palmeiras plantadas à frente da porta de entrada.

Lá dentro, a fila enorme dava oito voltas no pequeno espaço do 1º andar do banco.

No meio, não se sabe exatamente como, o tumulto começou. Parece que a garota de jaqueta lilás, com dezenas de envelopes azuis, falando com o carteiro, teria contestado o método utilizado pelo Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, que avaliou as consequências do terremoto de magnitude 8,8, que afetou o Chile, no último sábado. Ela não aceitava o resultado do modelo matemático que detectou uma redução de 1,26 microssegundos no dia . Há controvérsias, dizia ela – será que foram consideradas as anomalias magnéticas das vibrações sísmicas que se propagaram?

Uma distinta senhora, ao lado, deu força à moça. Estou pagando pra ver! Falando alto, dizia:

-Esses cientistas são assim mesmo! Ora dizem que o Sol gira em torno da Terra, depois é a Terra que gira em torno do Sol. Fazem gato-sapato das nossas crenças, sem a menor cerimônia.

-É isso mesmo, disse o mecânico de máquinas industriais ao lado. Era tão bom quando a gente estava no centro. Não entendo essa necessidade de descentralizar a qualquer custo. Além disso, disse ele, esses caras gastam fortunas com esses programas espaciais quando há tantos problemas aguardando solução a poucos metros de nossas casas!

À minha frente, uma velha senhora com botas de cano alto e salto de plataforma de dez centímetros , detida por poderosa força, fechou o livro que tinha em suas mãos e fitou profundamente o mecânico, como se quisesse arrancar, à unha, o rabo- de -cavalo do rapaz. Felizmente não houve qualquer reação por parte do desconhecido.

-Tudo culpa dos pré-socráticos. Foram eles que deram a deixa pra Ptolomeu, Galileu, Newton e toda a corja, argumentou a enfermeira.

É verdade, disse a professora de balé! Vejam só: primeiro Tales disse que o ingrediente básico do Universo era a água. Depois Anaxímenes disse que era o ar. Então Heráclito disse que era o fogo. Aí vieram esses atomistas dizendo que a matéria do Universo era formada da combinação mecânica e fortuita de átomos....Diabos, decidam-se! Eles não se entendem nem quando se trata de coisas elementares como essas.

À curta distância, delineava-se a figura de um ancião, cujo tronco, ligeiramente arqueado, sustinha a cabeça aureolada de fios de neve. Diga-me, minha filha: Porque guardar ressentimentos? Isso só faz as suas supra-renais lançarem noradrenalina no sangue. Olha o perigo!

O gerente percebendo o tumulto, dirigiu-se a eles dizendo:

-Por favor, senhores e senhoras, evitem os assuntos polêmicos na fila do banco.

-Mamãe, o que são assuntos polêmicos? - quis saber o menino fantasiado de Super-Homem.

-Fala baixo, Duzinho. Vem cá que eu te explico. Sabe o sequestro de carbono nas atividades de manejo florestal, na Amazônia?

-Sei

-Sabe a propriedade ferromagnética da nanoespuma do carbono e o modelo que unifica as leis do macrocosmo com as do microcosmo, que originou a teoria das cordas?

-Ô, mãe! É claro!

Então, assuntos assim são assuntos polêmicos.

-Ah...Entendi.

-Cara, tô farto desses matemáticos e geofísicos cientistas, falou alguém no meio da fila. Pro inferno o pensamento lógico! Certo estavam os gregos que afirmavam que o átomo era indivisível. Esses filósofos é que estavam certos. Depois da Cromodinâmica quântica virou tudo uma bagunça!

A magricela de tatuagem no ombro esquerdo meteu a colher: é isso mesmo, depois que Bohr incorporou ao modelo de Rutherford a hipótese dos quanta, deu no que deu. Vejam a crise que há na Grécia hoje! E com essa economia globalizada, sei não!

Com passos indecisos a velhinha ,com botas de cano alto e salto plataforma de dez centímetros vai deixando o banco e também o seu recado a todos:

-Olha, fiquem sabendo que no mundo de hoje não há outro caminho a seguir: ou vamos progredir pelas mãos da ciência ou nos preparar para o soçobro ignominioso dos incapazes de sobreviver na era do átomo. E foi saindo à passos largos.

Finalmente, estou na boca do caixa. Entrego o cheque ao moço. Sorridente, me disse: senhor, não posso descontar o cheque - falta a assinatura do emitente.

Minha estada na fila foi até divertida. Quanto ao cheque: Paciência!