Um leve e suave toque.

Li, não me lembro onde, o depoimento de um idoso que dizia estar morrendo não pela hipertensão, diabetes ou qualquer outra doença e sim por causa da solidão que lhe era imposta.

Um depoimento deste me leva a pensar: para onde estamos caminhando? Os idosos que deveriam ser uma referência de vida estão morrendo à míngua de amor e atenção enquanto o mundo gira as eleições estão à porta e todos se preparam para a Copa do Mundo. E quase ninguém percebe isto. É cruel!

Quanto nos custa amar? Será que se o amor fosse deduzido no Imposto de Renda os idosos estariam morrendo por falta dele?

Sim, porque somente quem não é capaz de amar também não é capaz de assistir alguém que está caminhando rumo à sepultura com maior velocidade do que os mais jovens, assim nos parece.O processo natural é: nascer, crescer, procriar,envelhecer e morrer.

Assim é o ciclo vital normal que eventualmente pode pular uma ou mais etapas.

Se é assim, porque os mais jovens se afastam tanto dos mais idosos como se estes carregassem em si alguma doença grave e contagiosa? Será que se esqueceram de quando eram crianças e  foram por eles assistidos? E, se não foi assim, será que não sabem que há a possibilidade de envelhecerem e passarem pelas mesmas carências?

Não falo de carências materiais e sim afetivas. Muitos idosos vivem em casa de luxo em quartos suntuosos com uma assistente nada lhes faltando de material, mas pouco
ou quase nunca vêem os filhos e netos.Foram esquecidos!
Isto dói, e muito!

Quem sabe filhos assim deveriam  se perguntar:

- quando foi a última vez que me sentei,sem pressa, para escutá-lo mesmo sabendo que poderia ouvir a história que já me foi contada inúmeras vezes...

- quando foi que eu tomei as suas mãos entre as minhas durante o nosso diállogo e percebi que elas estavam frias,
enrugadas e emagrecidas mas eram as mesmas mãos que um dia foram fortes, robustas e quentes,me acalentaram e
me acalmaram nas minhas noites insones e de medo tolo e infantil?

- quando foi que que lhe ofertei uma flor e o fiz recordar a beleza da obra de Deus?Sim,porque depois de morto para
que lhe servirão as flores?Apenas para cumprir o meu dever social? Tolices humanas...

- quando foi meu Deus que eu o abracei e permiti que ele chorasse de emoção ou tristeza de encontro ao meu peito a fim de que percebesse não estar sozinho na sua solidão.

- quando levei para ele apenas este leve e rico toque das minhas mãos,alegrando-o,aquecendo-o,confortando-o e
estimulando-o à vida?!

Ah! Deus, por que nos esquecemos e nos distanciamos tanto dos nossos idosos se eles se contentam com tão pouco!?

Tudo que eles querem é apenas e tão somente um leve e suave toque...

bjs,soninha

Sônia Maria Cidreira de Farias
Enviado por Sônia Maria Cidreira de Farias em 13/05/2010
Reeditado em 15/05/2010
Código do texto: T2255771
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.