O congresso é macho!

Rita Lee afirma em uma de suas músicas que “mulher é bicho esquisito, todo mês sangra...”.

Vemos mulheres em todas as esferas do planeta, em todas as profissões, em todos os cargos, mas na política, as mulheres são poucas. Por que será? Segundo o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM), em 2006, o Dia Internacional da Mulher enfocava o tema: "Mulheres na tomada de decisões: enfrentando desafios, gerando mudanças". Ao aumentar de maneira efetiva a influência da mulher em todos os níveis da vida pública, aumentam as possibilidades de mudança em direção à igualdade entre os gêneros e ao empoderamento da mulher, bem como para uma sociedade mais justa e democrática, sobre a participação igualitária de mulheres e homens nos processos de tomada de decisões em todos os níveis,

Em todo o mundo, as mulheres têm enfrentado as dificuldades de acesso ao poder e estão contribuindo para mudar suas comunidades, seus países e o mundo. Contudo, ainda que se esteja avançando na conquista da igualdade entre mulheres e homens no acesso a cargos de decisão, ainda há muito que fazer. As mulheres continuam sub-representadas em todos os níveis de poder. Na América do Sul, o Brasil é o pior colocado na lista, em 107º lugar, bem atrás da Argentina (9º), Guiana (17º), Suriname (26º), Peru (55º), Venezuela (59º), Bolívia (63º), Equador (66º), Chile (70º), Colômbia (86º), Uruguai (92º) e Paraguai (as mulheres continuam a ser marginalizadas nos noticiários).

Brasília é uma efervescência de políticos - o centro nervoso das decisões do país - mas as mulheres são raras. São apenas 45 mulheres e são 513 os deputados. Então a pergunta que não quer calar: por que as mulheres que são responsáveis por 40% de tudo que é produzido no país (PIB ) e são 51% da população, têm tão pouco poder de fogo?

Mulheres são boas de briga e geralmente atacam em bloco (isso quer dizer, juntas), são líderes em muitas áreas, mas rejeitam a vida partidária. A gaúcha Luciana Genro, diz que é por falta de estômago. Pois não é fácil conviver e contemporizar com os toma lá dá cá, “essas práticas antigas, causam nojo”.

Não há mulheres nem na presidência nem na direção dos partidos políticos. Estranho? Eles não entregam os cargos. Por que as verbas para mulheres são menores?Se sobrarem verbas eles colocam nas campanhas femininas. Parece que ainda temos uma cultura tupiniquim para beneficiamento de verbas em campanhas políticas. “Se tu votares como quero, dou grana para tua campanha”.

As mulheres precisam cada vez mais participar dos espaços de poder, não para disputá-los com os homens, mas para que juntos construam o bem-estar da sociedade. “Um “sistema de paridade entre os sexos”, estabelecendo uma concorrência leal para as cadeiras dos parlamentos brasileiros que garantiria de forma efetiva a participação da mulher na política brasileira. Trata-se de uma necessidade cujos resultados são incontestáveis! “ (Henrique Morgado Casseb- advogado e professor universitário).

A política é para ser correta, embora muitos a maculem

Parafraseando a música de Kleiton e Kledir, “ não quero nem saber se o pato é macho, eu quero é ovo” , se isso não nos fizer pensar que ovo significa vida, renascimento e mudança, ao menos serve como um dos ingredientes de pizza, o aliche, o queijo e a azeitona, eles mesmos colocam.

http//:eu-simplesmenterejane.blospot.com

Rejane Savegnago
Enviado por Rejane Savegnago em 16/05/2010
Código do texto: T2261005