MOSTRE-ME OS DENTES

Esta foi a frase mais ouvida pelos escravos quando eram
expostos à venda.Eles tinham uma dentadura invejável!
Será que é porque usavam folhas e fumo na limpeza dos
mesmos e não se empanturravam de balas e doces ? O fato é que eram dentes de primeiríssima qualidade.

Eu me pergunto o que mais humilhava o negro, se esta frase que o colocava no mesmo nível de um cavalo ou o fato de levar chibatadas no tronco pelas mãos de um irmão de cor que, em caindo nas graças do seu senhor era transformado em um capitão do mato?

Nunca obtive a resposta.

Hoje existem tantos jovens com a dentadura tão ruim, e tão estragada e tudo por conta da nossa má distribuição de rendas e da educação/orientação que lhes falta. Muitas crianças estão quase que totalmente banguelas e os jovens,muitos deles, já o estão.Podemos então dizer que nós vivemos no país dos desdentados,sem orgulho algum por isto, aliás, com muita vergonha. Um país que se preza, cuida dos seus cidadãos e isto inclui saúde para todos, inclusive bucal, educação, lazer e resgate da sua dignidade.

Costumo perder-me em conjecturas em torno da nossa gente sofrida que abre mão de muitas coisas para ter o direito a uma gotícula de um mísero lazer enquanto alguns outros desperdiçam mundos e fundos em futilidades.Às vezes tenho vergonha e sinto-me inútil em não poder reverter uma situação tão triste e abjeta.

Cansei de ouvir e ler: faça a sua parte? Qual será mesmo a
minha parte? Estarei fazendo-a como manda o figurino ou
apenas tentando? E as outras partes para que gerem o todo quem as fará?

Um+um+um....será?

Meio complicado!

Outro dia uma colega falou em alto e bom tom, com ares de vaidade e orgulho:implantei um dente por mil e lá vai fumaça. É isto aí! Enquanto isto outros dentes careciam apenas de uma escova e creme dental todos os dias para não estragarem tão rapidamente, mas não foi possível comprar senão faltaria o pão ou o leite e por isto foram reduzidos a cacos.

C'est la vie!!

Sabe, eu gosto de refletir nestes assuntos; isto me leva a
entender o quanto ainda estamos distanciados do olho no
olho, mão na mão e coração aberto ao outro.

Seria tão bom se os compradores de escravos tivessem dito:

- Mostra-me a tua alma!

Com certeza eles se assustariam diante de muitas belezas
que lhes seriam reveladas. O tempo passou e a nódoa inda
é vista,com uma pequena diferença, não se pede mais pra
se ver os dentes, a humilhação não vem precedida de frase alguma.


bjs,soninha


Sônia Maria Cidreira de Farias
Enviado por Sônia Maria Cidreira de Farias em 18/05/2010
Reeditado em 19/05/2010
Código do texto: T2265609
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.