QUEBRA CABEÇA : – juntar cacos do mundo

QUEBRA CABEÇA: juntar cacos do mundo

Embora um arremedo daquilo que é hoje o nosso futebol profissional fosse o precursor desse badalado esporte, datado do ano 3000 a. C. (?), praticado por militares chineses, esse alucinante esporte, importado da Inglaterra pelo então estudante Charles Müller (brasileiro), começou a ser praticado timidamente no Brasil em fins do século XIX. Por incrível que pareça, sendo ele paulista da Lapa, o primeiro time fundado no Brasil, em 19 de julho de 1900, foi o Esporte Clube Rio Grande, da cidade de Rio Grande-RS – o vovô dos times brasileiros.

Mas não vamos falar de clubes de futebol, mas da origem das copos do mundo, cuja décima nona edição está prestes a acontecer, a segunda copa fora do eixo Europa/Américas. A primeira fora desse eixo foi realizada na Coréia do Sul/Japão em 2002 e neste ano de 2010 será a vez do continente africano sediá-la.

A primeira grande guerra deixou as potências mundiais de então em frangalhos. Na Europa quase todos os países foram destruídos e os povos conflitantes sofreram com as animosidades que foram criadas em tempos de guerra. A Europa, uma potência antiga, o mais desenvolvido continente do Planeta Terra (na época), por ser o mais antigo a aderir ao progresso ideado e em cujo território os cientistas evoluíram a maior parte das experiências científicas e descobertas da época, que, no dizer popular, foi quem “pagou o pato roubado”. Aquele território todo foi o que mais sofreu com as derrocadas que a guerra produziu, posto que entre 28/07/14 e 11/11/18, só houve destruição e morte naquele continente.

As cabeças pensantes da época entraram em atividade para a reconstituição da ordem e a reconstrução do patrimônio destruído. Haveria de ser feita alguma coisa nesse sentido, ah! isso havia. Mas o que? Com a ajuda dos governos poderia ser reconstruído o quebra-quebra. Mas, e os bons relacionamentos entre aqueles povos, existentes antes dos conflitos? Seriam tão fáceis de reconstituir como o poder monetário levantou o patrimônio?

Conta a história que, na década dos anos 20, vendo o grande interesse em torno desse novel esporte, que mais se difundiu no Reino Unido, o francês Jules Rimet idealizou a primeira Copa Mundial de Futebol. Em competições, em que participariam os principais países envolvidos com esse esporte, disputariam a taça que recebeu o seu nome. Seria como que um “oásis” no deserto das animosidades entre os povos. E, se não politicamente, mas, moralmente, atingiu o seu objetivo.

De então a esta data já foram disputadas 18 copas, sendo 5 vencidas pelo Brasil; 4 pela Itália; 3 pela Alemanha; 2 por Argentina e Uruguai e uma por Inglaterra e França.

O futebol, hoje modernizado e tão entusiasticamente praticado, a meu ver foi uma das grandes contribuições, senão a maior, para reunir novamente as amizades dos povos mundiais, dispersas pela guerra. Com ele os cacos do mundo, sobrados pelo impacto da guerra, que foram o grande quebra cabeça da época, encaixaram-se e estão ainda se encaixando maravilhosamente.

PS: – Aqui em Chapecó um casal de “pais de santo” previu que o Brasil faria o final da copa do mundo de 2010, da África do Sul, com a Itália e, numa batalha árdua de 90 ou 120 minutos, o Brasil sagrar-se-ia campeão, conquistando pela sexta vez esse torneio em sua história. Esperemos que sim!!! (rssss – não acredito em tarôs e/ou cartas) “O futuro só a Deus pertence).

Afonso Martini
Enviado por Afonso Martini em 19/05/2010
Código do texto: T2266393
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.