ANALFABETISMO POLÍTICO

Tinha razão Bertold Brecht quando, em seu poema, dizia que "o pior analfabeto é o analfabeto político". Se observarmos a atitude do brasileiro, notamos que o povo, em geral, diz ter "horror" à política e que "político é tudo ladrão". Nas conversas de bares, por exemplo, quase não se discute a votação de projetos, sobre as manobras dos parlamentares, sobre quem votou ou não determinada lei. E o assunto é tão ou mais importante do que discutir se o Dunga escalou bem ou mal a Seleção Brasileira para a Copa do Mundo. Só que assuntos políticos exigem conhecimento. Queiramos ou não, a omissão nesses assuntos é rejeitar a democracia e, segundo Brecht, é desse descaso que vem "a prostituta, o menor abandonado, o político vigarista". Virar as costas à política permite que os tais vigaristas ajam livremente.

Tá certo que a política e os políticos têm decepcionado demais o brasileiro. Mas em vez de desistir dela, é mais produtivo discutir, apontar erros e procurar alternativas para substituir a corja que domina o País. Infelizmente, no Brasil, o conhecimento aprofundado da vida dos políticos é privilégio de poucos. A maioria do povo não lê, o que caracteriza, como bem diz Brecht, o "analfabeto político".

O analfabetismo político aliena, é nocivo ao País e compromete a democracia. Não se pode pensar em política só em época eleitoral, pois aí só veremos os mesmos políticos, o mesmo discurso, as mesmas promessas nunca cumpridas. É preciso desenvolver no brasileiro o pensamento crítico e isso só a Educação pode fazer. Uma Educação voltada para a análise sócio-política e que desenvolva o gosto pela leitura. Só assim deixaremos de ser um povo alienado e sujeito às blefes perpétuas dos políticos brasileiros.

Não sei se viverei o tempo suficiente para ver isso... Por enquanto é UTOPIA, e das grandes!

"Os verdadeiros analfabetos

são os que aprendem

a ler e não lêem".

(Mario Quintana)

Giustina
Enviado por Giustina em 20/05/2010
Reeditado em 14/02/2014
Código do texto: T2269157
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.