C
riar, A Arte que não domino...
 

              
 
               Sempre admirei quem sabe criar. Inventar. Fascina-me a arte de produzir belas obras a partir da imaginação. Criar histórias. Enredos. Tramas. Fico maravilhada diante daqueles que escrevem sem a mínima identificação com os fatos narrados. Que dão vida a personagens totalmente diversos de seus criadores. 

               Sempre fui muito limitada. Escrevo o que sinto. Quando estou triste a melancolia corre livremente em meu rosto e linhas; se estou alegre o sorriso derrama-se em meus olhos e se misturam as minhas palavras. Sou intimista demais. Meus textos, de alguma forma, são autobiográficos. 


               Meu maior desejo é distanciar-me do que escrevo. Criar textos interessantes. Histórias envolventes. Mas cadê a competência para tal? Quando surgiu a oportunidade de participar de alguns grupos de criação vibrei. Agora vai, pensei. Enganei-me. Mesmo partindo de temas propostos, seguindo regras, não criava nada diferente.


               Tentei escrever a partir de imagens, mas, de alguma forma não fico satisfeita com o resultado. Nos textos que escrevo para o EC tento fantasiar, inventar, mas, quase sempre, quando releio percebo traços de momentos já vividos. Mais uma frustração. Há sempre um pouco de mim naquilo que crio como fantasia. É como se a poesia que há em meu olhar se recusasse a trair meus pensamentos. 


               Ainda não alcancei meu objetivo, mas não vou desistir. Quem sabe um dia eu possa dizer – não confundam o autor com a obra?! Continuarei escrevendo o que penso e tentando pensar o que nunca vi, senti, imaginei ou presenciei. O
Encanto das Letras  tem sido um ótimo laboratório, pois além de me permitir o exercício criativo, presenteia-me com produções maravilhosas. 

               Tenho muito orgulho de participar deste grupo de pessoas inteligentes, criativas, dinâmicas, companheiras e muito competentes. Neste nosso primeiro aniversário gostaria de agradecer a todos e a cada um pela parceria, companheirismo e apoio. Deixo um abraço especial a Nena, nossa coordenadora que coordena, tão carinhosamente, nossas tarefas.


               Sei que sou apenas mais uma nesta lista de pessoas que amam a palavra e dela faz uso para expressar seu mundo, ou não, que já cometi meus deslizes e fiquei com a barba por fazer, mas fugir não faz parte de meus pecados capitais. Entre perdas e ganhos já me questionei sobre o que eu tenho a ver com isso, mas os meses passam, as quatro estações seguem seu curso, e entre uma conversa de pescador e a saideira, descubro que alguns fenômenos da natureza têm tudo haver comigo quando me zango.


                Juro que eu não sabia
que o hino em outras esferas iria me tirar do tom, por isso pensei: preciso tomar jeito, afinal quem mexeu no meu talento (ou falta dele)descobriu um grande segredo, e foi assim que a briga começou fazendo-me cair em flagrante delito; mal humorada fui logo avisando: não ponha a colher!

               E eu que já estava de malas prontas, pois por esta não esperava, tive um infeliz natal; ainda bem que meu amigo oculto veio em meu socorro com um pedido: conte-me um conto! Toda animada esqueci os efeitos colaterais quando encontrei num livro antigo  o habeas corpus para libertar-me do mau humor.  Pena que você não veio e tive que convencer aos outros, sozinha, que no meu tempo eu só queria acertar emesmo ficando cheia de cicatrizes, nem Judas me fazia trair a confiança de um amigo


               Tá certo que em alguns momentos há um vacatio legis, mas diante de uma lembrança a eternizar, até os impedimentos legais não são o que parece, e o que conta mesmo é comemorar o primeiro aniversário do encanto, portanto, acendam as velinhas, preparem a garganta e vamos fazer como dizia o querido Gonzaguinha: viver e não ter a vergonha de ser feliz, cantar e cantar...


               Um brinde a vida, a palavra usada com responsabilidade, a amizade, ao amor e, é claro, A TODOS NÓS DO
ENCANTO DAS LETRAS!!!!!!!!!! Que a inspiração seja sempre nossa aliada e nunca falte poesia em nossas vidas....




N.A: Os trechos em destaque são os títulos trabalhados durante este primeiro ano de exercício.



Este texto faz parte do Exercício Criativo - Primeiro Aniversário do Encanto das Letras. Saiba mais, conheça  os outros textos: http://www.encantodasletras.50webs.com/umano.htm




Ângela M Rodrigues O P Gurgel
Enviado por Ângela M Rodrigues O P Gurgel em 24/05/2010
Reeditado em 24/05/2010
Código do texto: T2276229
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.