Para que servem as Leis Educacionais?

Primeiro elas existem para conhecermos bem seus objetivos e, depois para que saibamos quebrar melhor!!!

É para isso mesmo que servem as leis???

Não sei... quem sabe elas não existam para que possamos manter a ordem e, assim serem aplicadas e obedecidas...

Vejamos: Se com tantas leis, a Educação é essa muvuca, imagina se não tivesse, a nossa Educação viraria uma vergonha nacional, ainda maior...

Quase todas as "Leis Educacionais" carecem de reconhecer ou considerar a realidade brasileira. Algumas fundamentando-se na democracia e na cidadania apresentam soluções utópicas e desvinculadas da real situação do ensino no Brasil. E, criam discípulos e tentam fazer prevalecer idéias e ideais de indivíduo sem observar a realidade, que como tudo também é mutante.

Sabemos que a Educação é um "direito", mas não existem condições suficientes para que seja de fato garantida para todos.

Opiniões, leis e regras a parte; o que importa mesmo é saber como tratar e lidar com essas "Leis Educacionais".

Diante dessa realidade, como nós professores podemos ajudar na formação dessas crianças e adolescentes, para um futuro melhor se o governo não dá condições suficientes para uma Educação de qualidade?

O que observamos no dia-a-dia são escolas sucateadas, professores mal-remunerados, escolas sem nenhuma estrutura para atender um 'aluno especial', as leis andam a passos de tartaruga, e esperar que elas sejam cumpridas é desrespeitar o direito que os alunos tem de construir seus conhecimentos.

A finalidade é que os alunos aprendam a conviver com a diferença e se tornem cidadãos solidários.

Só que para isso acontecer, a participação do professor é mais importante do que todas as "Leis Educacionais" criadas e não aplicadas!!!

A incerteza das crianças, jovens e adultos que buscam por uma melhoria na Educação não esta atrelada as "Leis Educacionais", e sim ao comportamento das pessoas.

Nestas circunstâncias, o homem e as instituições, entre elas a escola, já não podem mais ser os mesmos.

Na modernidade reflexiva, o que as "Leis Educacionais" precisam é que na situação historicosociais, o aluno não seja (se algum dia foi), uma tábua rasa, a qual a escola pretende inscrever a herança de sua cultura.

O aluno é um ser que constrói sua experiência individual, subjetiva pretendendo ser co-autor do processo educativo, a fim de fazer suas escolhas. Em outras palavras: a Educação não é um simples rio que corre em determinado rumo, muito mais do que isso, ela vai formar pessoas para sobreviver às diversas camadas sociais.

Todavia, nem essa certeza, nem essa interdependência das "Leis Educacionais" se torna possível sem os valores e a ética.

A escola, no seu mundo social tece a ética a partir de vários fios, que cosem a Educação e a Sociedade. No entanto, a Educação é o lugar por excelência da ética.

Importa à ela agir sempre com a ética e cumprir a sociedade que a envolve tratá-la com responsabilidade, de acordo com a ética.

Pode parecer utopia, mais esta é condição para não chegarmos aos limites da sociedade de risco e ameaçarmos a própria sobrevivência do homem e do mundo!!!

Solange Gomes da Fonseca
Enviado por Solange Gomes da Fonseca em 26/05/2010
Código do texto: T2282154
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.