GENTE QUE VEM E GENTE QUE VAI...

Poderia parecer que estamos diante de um pendulo; Mas, queremos nos referir ao movimento de gente em uma rua movimentada, especialmente em horários de pico... Assim, acontece (sempre que), nos colocamos em algum ponto estratégico e passamos algum tempo a observar o que acontece...

Penso que algumas vezes também faço parte dessa gente, indo ou vindo de algum lugar... Em momentos assim, é possível andar contente (ou não), preocupado (ou não)... Sobrecarregado ou leve como a brisa livre sobre o rosto...

O cineasta Glauber Rocha produziu o seu, Assim Caminha a Humanidade (excelente título pra quando pensamos numa cena assim) e, nós, nem sempre pensamos em como estão andando as pessoas que, semelhante a nós, fazem parte da humanidade em movimento nas cidades ou estradas dessa vida...

Certa manhã, no centro de uma grande cidade, em horário de pico, próximo a alguns colégios... Algo despertou minha curiosidade:

Mesmo pessoas muito jovens, eram obrigadas a se deslocar pra alguma escola e, certamente, estariam se preparando pra servir bem aos donos do capital... Engraçado, ainda não havia visto por esse ângulo; Mas, em verdade, o sistema social opressor, leva as pessoas a correrem muito em busca de capacitação para preparação pro mercado de trabalho que enriquece as custas de sua mão–de–obra especializada...

Assim, caminha a humanidade (como representou o cineasta) e, entendemos que, nessa correria, muitas vezes o que parece urgente ocupa o lugar do essencial... É assim que tem descido pelo ralo, coisas tão importantes quanto a sensibilidade...

A duas ou três décadas, pensávamos que, com a tecnologia alcançaríamos sombra e água fresca; Mas, é possível perceber que algo tão simples como fila de banco continua tirando a paciência do cliente que fica a ver navios...

Lembro daquela anedota onde o policial do trânsito pára um esponja etílico e pergunta aonde está indo tão apressado... Ele, meio lá e meio cá, justifica a carreira, dizendo que anda meio atrasado, porque todo mundo que encontra está voltando e ele agora é que está indo...

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 28/05/2010
Reeditado em 28/05/2010
Código do texto: T2284462
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.