A maior palavra

A idéia, na falta de melhor, era escrever sobre o mês de maio. Algo assim como já fiz com o mês de agosto, quando escrevi Dropes de Agosto. Seria Dropes de Maio ou Pílulas de Maio, sei lá, não estava definido. Mas Deus põe e o Diabo dispõe. Ou vice versa. Ou apenas uma frase que não merece maiores reflexões sérias. O caso é que resolvi buscar no Google a origem do nome do mês de maio e acabei digitando errado: saiu maior. E entre as sugestões de pesquisa estava lá: as maiores palavras da Língua Portuguesa.
 
Resolvi checar e eis o que encontrei:

a)    A maior palavra de nossa língua é um verdadeiro palavrão – o advérbio anticonstitucionalissimamente que necessita de vinte e nove letras para ser escrito.
b)   A segunda palavra anda meio demodê: Oftalmotorrinolaringologista, utilizando vinte e oito letras. Foi substituída por Otorrinolaringologista que, com vinte e duas letras, ocupa o quarto lugar ao lado do adjetivo Inconstitucionalíssimo.
c)    A terceira da lista, com vinte e sete letras é porém a palavra que o livro dos recordes (Guinness) considera a maior palavra da língua portuguesa – o adverbio inconstitucionalissimamente.

Não sei para que serve saber essas coisas. É daquelas coisas que a gente toma conhecimento mas logo esquece, pela sua inutilidade. Mas mesmo sabendo disso continuei a leitura porque eu estava me divertindo muito.

Nessa avançadíssima pesquisa descobri que nessa lista não entram: plurais, termos técnicos usados em algumas ciências, nem nomes fictícios ou inventados. Eu, que já estava imaginando criar uma que pudesse colocar meu nome no tal livro, recebi na cara um balde de água fria. No entanto o Houaiss registra um palavrão com quarenta e seis letras mas que foi desconsiderado porque é uma palavra fictícia, embora não seja explicado realmente o que venha a ser uma palavra ficíticia já que ela denomina uma doença pulmonar causada pela aspiração de cinzas vulcânicas – pneumoultramicroscópicossilicovulcanoniótico (Será que tem algo a ver com a fumacinha do vulcão islandês?)

A maior palavra da língua alemã merece ser desclassificada: são setenta e nove letras mas não passa de uma série de nomes reunidos em um só e que se fosse em português seria algo assim como: Associaçãodosfuncionáriossubordinadosdaconstruçãodacentrale
létricadacompanhiadebarcosavapordodanúbio
.E se alguém acha que eu contei as letras é mais doido do que eu.

É interessante também notar que as palavras anticonstitucionalmente e anticonstitutinellement são as duas maiores palavras em espanhol e francês e muito parecidas com a maior palavra da língua portuguesa.

E é claro que não vou dar aqui as maiores palavras de linguas que eu nem consigo entender porque eu nem saberia escrever e ninguém as leria mesmo. Mas não posso deixar de escrever aqui em homenagem ao meu amigo Dante Marcucci , uma palavra sueca mas que realmente não vou traduzir:tordöstersjökustartilleriflygspaningssimulatoranläggnings
materielunderhållsuppföljningssystemdiskussionsinläggsförberedelse
arbeten.
E, se não quiserem acreditar em mim, vão ter que contar – cento e trinta e três letras.

A essas alturas eu me cansei de procurar mais curiosidades sobre o assunto, principalmente porque enquanto escrevia estava pensando que a maior palavra do mundo devia ser aquela que tivesse o maior significado para as pessoas. Sei que aí não haveria consenso porque cada um de nós escolheria uma diferente. Daí me veio a idéia de lançar esse tema para o Caldeirão da Nena (porque assim já começaram a chamar o Encanto das Letras, nos comentário ao meu texto a Panela Encantada). E, antecipadamente eu já adianto qual seria para mim a maior palavra do mundo, a mais significativa : é AMIZADE, Isso porque considero a amizade maior do que o amor, já que sem amizade o amor acaba, seja lá que tipo de amor for: fraterno, materno, paterno, sexual e qual mais tiver. Nenhum deles sobrevive se não carregar junto a verdadeira amizade. Considero ainda que a AMIZADE tem um concorrente que corre com ela cabeça a cabeça: o RESPEITO. E com todo respeito  peço a vocês meus amigos que não me atirem pedras ao ler esse ajuntamento de letras um tanto quanto sem propósito.