O Saber Ouvir

Tão importante quanto saber falar é saber ouvir... Verdade!!!

A capacidade de ouvir é indispensável para a conquista de uma boa comunicação.

Saber ouvir é uma "arte" que mantém vivos o respeito, a afeição, a amizade e tantas outras coisas que facilitam a meta a ser atingida.

O segredo das boas práticas de gestão educacional esta em simplesmente ouvir...

Ouvir é uma característica fundamental para que as práticas pedagógicas tem certo, mas ninguém faz isso.

É preciso estar atento para a diferença entre o saber ouvir e o saber escutar...

Não basta que a mensagem entre por um ouvido e saia pelo outro!!!

É importante captar o que esta sendo dito numa equipe pedagógica para melhoria de novas práticas educacionais.

Ao nos dedicarmos à arte de saber ouvir, descobrimos o quanto podemos aprender, apenas ouvindo.

Quando a equipe funciona em harmonia, o trabalho pedagógico da escola, onde todos ministram juntas suas tarefas educacionais, torna-se menos árduo nessas discussões e, suas metas são alcançadas proporcionando aos professores, mais segurança e acabando por estabelecer uma ligação harmoniosa entre a escola e a comunidade.

A gestão participativa de uma escola assume um papel fundamental. Todavia , sabemos que administrar uma escola é uma empreitada complexa.

Uma gestão moderna, não se faz necessária com a figura autoritária do diretor, mas, sim por uma conduta de relacionamento natural com todos os integrantes do universo escolar e dos conhecimentos de diversos assuntos que permeia esse universo.

A habilidade de ouvir bem, como muitas outras coisas na vida, esta na questão de simples treino.

Algumas pessoas já aprenderam a ouvir e outras ainda precisam desenvolver esta habilidade, pois com essa habilidade desenvolvida, o líder negocia melhor atendendo as necessidades reais e seus colaboradores irão avaliar com maior seriedade e eficácia as decisões para uma gestão escolar de qualidade dentro da escola.

A melhor sala de direção é quando a escola tem a função de favorecer a aprendizagem dos conhecimentos construidos pela humanidade e valorizados pela sociedade.

Assim, os seus objetivos são distintos e desenvolvem o que inclui uma aprendizagem de padrões comportamentais, atitudes e valores aceitos pela sociedade em geral e pela comunidade como um todo...

É fundamental lutarmos para manter as conquistas democráticas constitucionais.

É preciso ir, além e se comprometer com uma constituição democrática cotidiana nas escolas.

As práticas do cotidiano escolar constituem um horizonte para o surgimento, crescimento e consolidação de um projeto democrático alternativo.

Uma escola de qualidade tem uma personalidade especial, que íntegra os "perfis" de suas equipes internas e da comunidade externa.

Solange Gomes da Fonseca
Enviado por Solange Gomes da Fonseca em 29/05/2010
Código do texto: T2287345
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.