O Sorvete

No dia em que completei 52 anos, minha mãe me trouxe um pote de sorvete como presente de aniversário.

– Olhe, eu estava meio sem dinheiro, então eu trouxe esse pote de sorvete para vocês fazerem a festa! – disse-me ela.

– Ah, mãe, não precisava. Obrigado! – falei. Vamos colocar no freezer e no domingo a gente come. Obrigado!

E o pote de sorvete foi parar no congelador.

E então chega o fim de semana. Dona Lourdes então proclama logo após o almoço:

– Ah, acho que vamos ter de fazer um sacrifício e comer o sorvete da Dona Maria.

Foi a palavra mágica. O Ricardo que já estava ligando o computador para navegar pela internet, conseguiu captar a mensagem e veio rápido para a cozinha.

– Viva! Se é para fazer esse sacrifício, estou pronto!

Então seo Izaias, todo cheio de filosofia, solta a cobra:

– A nossa racionalidade deve ser capaz de nos diferenciar dos demais animais.

– Ótimo! Então vamos ao sorvete, porque nunca vi um cachorro tomando sorvete. O senhor já viu, pai? – exclama o Ricardo.

– Não! – tive que concordar. Então vamos fazer esse sacrifício.

E aí começou a festa do sorvete, que por sinal estava delicioso. Qualquer hora dessas, a gente quebra a dieta e faz outro sacrifício desses, porque a festa do sorvete foi muito gostosa.

– Parabéns pela idéia, dona Maria. No ano que vem eu faço 53 anos!

Izaias Resplandes, 29 de maio de 2010.