UMA JOVEM DE 80 ANOS

Hoje ganhei o dia logo de manhã!

Fui ao barbeiro e, como sempre, o pessoal do Salão me tratou muito bem.

A Sônia, que é cabeleireira e esposa do Benê que acerta meu cabelo, serviu-me um cafezinho delicioso e seu neto, o Murilo, menininho adorável, fez questão que eu aceitasse um chip do seu pacote de salgadinhos.

A Fernanda, e uma nova funcionária, também me presentearam com seus sorrisos.

Enquanto o Benê dava um trato no meu cabelo, batemos papo, contamos piadas e rimos muito.

Mas meu presente foi maior!

Ele contou-me uma história emocionante sobre sua mãe, a dona Maria José das Dores Pereira, que está para completar 80 anos de idade e, pasme, é uma das alunas mais aplicadas do Ensino Fundamental noturno da Escola Municipal José Salles, na nossa querida Carlópolis.

Minha emoção aumentou quando ele narrou como foi a estréia da Mãe no maravilhoso mundo da leitura.

Contou que ele e seu irmão quase foram às lágrimas quando ela os reuniu e, feliz, leu pra eles uma historinha de um livro de literatura infantil.

Nossa conversa prosseguiu animada!

Ele disse que faça frio ou calor, a Mãe não perde uma só noite de aula. Dona Maria José das Dores Pereira, que quase sucumbiu no traiçoeiro poço da depressão quando o marido faleceu, redescobriu a vida, aos 80 anos, no prazer imensurável de eliminar para sempre a cegueira do analfabetismo.

Sua atitude prova que mais importante que a idade, é o estado de espírito.