UMA JORNADA DE VIDA

"Todo animal deixa vestígios do que ele foi. Só o homem deixa vestígios do que ele criou [...] O homem não é uma figura na paisagem. Ele é um modelador da paisagem." (Jacob Bronowski)

Quero, nesse Dia Mundial do Meio Ambiente, aproveitar esse precioso espaço do Recanto, para me juntar a tantas outras vozes e deixar aqui o meu pequeno, mas significativo, recadinho:

Defrontamo-nos com uma série de problemas globais que estão danificando a biosfera e a vida humana, de uma maneira tão alarmante, que poderá, logo, se tornar irreversível.

Fritjof Capra em seu livro “A Teia da Vida” afirma, categoricamente, que quanto mais estudamos os principais problemas de nossa época, mais somos levados a perceber que eles não podem ser entendidos isoladamente. São problemas sistêmicos, o que significa que estão interligados e são interdependentes.

Ele diz que “esses problemas precisam ser vistos, exatamente, como diferentes facetas de uma única crise, que é, em grande medida, uma crise de percepção”...

Nesse contexto é de excepcional relevância para todos nós, independentemente de nossa atividade, estarmos atentos ao nosso "estilo de vida ecológico" no que diz respeito aos nossos valores, percepções da realidade e as práticas compartilhadas com a comunidade onde vivemos.

Talvez aí resida a chave desse intrincado impasse. Há soluções para os principais problemas de nosso tempo, algumas delas até mesmo simples, mas requerem uma mudança radical em nossas percepções, no nosso pensamento e nos nossos valores. E, de fato, estamos vivenciando essa mudança fundamental de visão do mundo na ciência e na sociedade, uma mudança de paradigma tão radical como o foi a revolução copernicana.

Esse novo paradigma pode ser chamado de uma visão de mundo holística, que concebe o mundo como um todo integrado, e não como uma coleção de partes dissociadas. Porém, essa compreensão ainda não despontou entre a maioria dos nossos líderes políticos.

A partir do ponto de vista sistêmico, as únicas soluções viáveis são as soluções “sustentáveis” - o conceito de sustentabilidade adquiriu importância-chave no movimento ecológico.

Lester Brown, do Wordwatch Institute, falando sobre isso, deu uma definição simples e muito clara: “ Uma sociedade sustentável é aquela que satisfaz suas necessidades sem diminuir as perspectivas das gerações futuras”.

Este, em resumo, é o grande desafio do nosso tempo: criar comunidades sustentáveis – isto é, ambientes sociais e culturais onde podemos satisfazer as nossas necessidades e aspirações sem diminuir as chances das futuras gerações, reconhecendo o valor intrínseco de todos os seres vivos, concebendo os seres humanos como um fio particular na "teia da vida", numa jornada que nos coloca na busca de uma compreensão maior da realidade em que vivemos, nos impelindo adiante, em busca de novos níveis de consciência, e assim enxergar com mais clareza o extraordinário potencial e o propósito da nossa vida no planeta Terra.

Que este seja um convite para fazermos, juntos, essa jornada.

Uma jornada de vida que nos faz conviver lado a lado com as infinitas possibilidades disponíveis, as quais encontram-se sempre à mercê de nossa competência em acessá-las.

Que Deus nos acompanhe!

Carlos Roberto Furlan

Eng.Agrônomo / Professor