Família Jabulani

A família Jabulani, era um barato, todos gostavam deles, só tinha um pequeno detalhe, um probleminha que os tornavam desagradáveis de vez em quando, não bebiam o semancol, se é que conheciam o produto. E, cidade pequena vocês sabem como é..., ninguém os convidava mais para visitas, mas antes que fiquem com dó da família Jabulani e os convide a fazer uma visita à casa de vocês, vou explicar o motivo de tudo isso.

Ao chegarem a Arulândia, abriram uma lojinha de bugigangas, e para atrair clientela convidavam as famílias dos colegas de seus dois filhos a visitarem de domingo a casa deles que se localizava no final da rua principal da cidade, todo domingo era uma churrascada, crianças brincando, adultos bebendo a cervejinha, samba no rádio...

A reviravolta iniciou-se quando uma das famílias resolveu retribuir a gentileza convidando a família Jabulani para um aniversário, só esqueceu-se de avisar que o convite estendia-se apenas aos pais e os seus dois filhos, no dia do aniversário, ao encostar uma Kombosa descendo “trocentas” pessoas, o bicho pegou, a casa pequena não comportou a quantidade de pessoas e muito menos a comida que se esgotou rapidamente, no fim da festa restaram muita sujeira e xingamentos da mulher direcionados ao marido que gentilmente havia os convidado a festa do filho.

Para piorar a situação os Jabulani começaram a fazer “pequenas” visitas as famílias da cidade, sempre com a Kombosa, repleta de comida e principalmente gente, era um Deus-nos-acuda, a cada domingo era uma família que passava o fim do dia limpando a sujeira. E assim os Jabulani foram aumentando a sua fama, de domingo a domingo, ou melhor, em algumas situações já antecipavam já no sábado e emendavam o fim de semana. Sábados e domingos tornaram-se dias de horrores em Arulândia, cada família procurava uma desculpa para não recebê-los, viajavam para casa de parentes na sexta à noite, se escondiam dentro de casa, torciam para chover, tudo que pudesse impedir a indesejada visita, mas os Jabulani eram persistentes e sempre encontravam uma família desprevenida.

Cansados das constantes visitas, as famílias da cidade resolveram que precisavam agir, ou nunca mais teriam os fins de semanas de paz, decidiram que no próximo fim de semana todos se reuniriam na casa dos Jabulani, até que um teve a brilhante ideia de antecipar já para a sexta à noite, e assim foi feito, na sexta à noite, os Jabulani foram surpreendidos com uma imensa visita, sem reação foram cumprimentando todo mundo e logo a casa estava entupida de gente.

Ainda no domingo a festa rolava, os Jabulani desesperados, não sabiam o que fazer, a última família foi embora às dez da noite. Muita sujeira, bagunça e a dispensa vazia, os mantimentos do mês acabaram num “simples” fim de semana, desconsolados, não puderam abrir o comércio na segunda-feira, pois estavam exaustos da limpeza que virou madrugada adentro.

Nunca mais os Jabulani visitaram uma casa sequer, mesmo que as pessoas insistissem muito, os convites eram sempre recusados com desculpas das mais variadas possíveis, e isso acontecia também inversamente, quando perguntavam sobre a festa e quando haveria outra igual, pensavam bem e diziam: qualquer dia desses, qualquer dia desses...

Regor Illesac
Enviado por Regor Illesac em 07/06/2010
Reeditado em 12/11/2010
Código do texto: T2305337
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.