Num peito itabirano, um coração vermelho e branco.

Todo sentimento tem um símbolo, todo amor tem uma bandeira, toda devoção tem um escudo. Sempre que amamos alguém, adotamos algo que nos traz a doce lembrança daquela pessoa, algo que pode ser um objeto, uma canção, uma simples lembrança de um sorriso. Esse algo, com o tempo, torna-se um símbolo do nosso sentimento, uma doce recordação da pessoa que sempre vive em nosso coração.

No esporte, o itabirano carrega no peito um grande amor, e esse amor chama-se Valeriodoce. Um amor que foi surgindo aos pouco, como todos os grandes amores, e que será eterno, enquanto o suave sopro da vida bafejar em nosso rosto. Um amor feito de suor, garra, sangue, noites passadas em claro e uma indescritível vontade de vencer. E vencendo levar o nome do Valério a todos os cantos, a todas as paragens. O nosso amor pelo Valério é tão sublime, é tão puro, que por causa dele sabemos até mesmo perdoar aqueles que, desfazendo de nossas glorias e conquistas com lamentáveis “lanterninhas”. Nossa resposta é um gesto de carinho, um sorriso e a mão estendida. Nossas palavras virão com o tempo, que tudo responde que tudo cala que é o mais justo dos juizes, sempre guiado por Deus.

Sabemos perdoar. Mas nosso peito itabirano e nosso coração vermelho e branco não admite injustiça. Mas a resposta virá com as vitórias, com as conquistas, com o braço estendido de uma alegria exemplar, virá com o tempo, pelas mãos de Deus. Todo o sentimento tem um símbolo, e o Valério para nós itabiranos há muito deixou de ser um simples clube, para se tornar um caso de amor. E como tal, tem um escudo que nos traz lembranças de suas conquistas, suas vitórias, sua própria imagem de vencedor.

O escudo do Valério tem certa semelhança com um coração, talvez para representar tudo que ele é para uma cidade inteira. E, como foi dito anteriormente, o escudo em forma de coração com o tempo tornou-se um símbolo de nosso amor pelo Valério e do respeito que todos os adversários têm por nossas cores.

Texto de um Valeriano.

Hino do Valeriodoce.

Letra: Edgar Ferreira da Silva

Música: Maestro José Doroteia Reis.

Salve, salve o Valeriodoce.

Teu nome é uma glória.

Saudamos a sua bandeira.

Vitória! Vitória! Vitória!

No esporte és destemido.

Lutar, vencer, sem temor.

Jamais terás teu nome esquecido

Sempre será o vencedor.

O nome de Itabira é defensor.

Terra de muita tradição.

Na cancha que enfrentas com fervor.

Valeriodoce, veroz sempre campeão.

Até

Marconi Ferreira
Enviado por Marconi Ferreira em 10/06/2010
Código do texto: T2311284