O país de alguma coisa

A copa do mundo se aproxima. Nós brasileiros aprendemos a cantarolar as primeiras estrofes do hino nacional- que por muitas vezes é cantado errado. Vestimos a camisa do Brasil, viramos patriotas por algumas semanas, enfim, fazemos com que o Brasil seja o país de alguma coisa.

A euforia diante da seleção brasileira de futebol é tão grande que durante semanas a população só houve sobre ela. Jornais estabelecem contato direto com os heróis vestindo a camiseta amarela, qualquer dorzinha que aparece no pé do atacante do glorioso time, vira notícia nacional. Enquanto isso, do outro lado da tela, o torcedor não tem o que comer, esta morrendo em uma fila por atendimeno médico, esta sendo assaltado na rua. Mas do que isso importa? Somos o país do futebol.

Nesse momento é muito mais conviniente assistir a uma entrevista de um jogador falando sobre os esforços de ganhar a copa ao ver a imagem de uma criança morta por tráficantes. É muito mais motivador pensar na Copa do Mundo e esquecer que o país é cheio de defeitos, como a corrupção. Sem duvidas, é muito fácil ser um torcedor ao invés de ser um patriota convicto que o país seja melhor.

Infelizmente, somente nessa época que torcemos e vibramos por vitórias, até lágrimas brotam aos olhos ao ouvir " de um povo heróico e o brado retumbante". Sentimos orgulho quando vemos que o Brasil é campeão e esquemos que não vencemos nossos defeitos internos. Mas o importante é mostrar ao mundo que o Brasil é o país de alguma coisa.

jamileee
Enviado por jamileee em 10/06/2010
Código do texto: T2311414
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.