VERDE E AMARELO

Não estou amarela de raiva e nem de “Jeca Tatu”. Também não estou de Hulk, aquele monstro verde, super-herói das estórias em quadrinhos. “Eu estou na copa”. Eufórica, ansiosa, como todos os brasileiros. “Todos” porque mesmo quem não gosta de esporte nesse momento se senta em frente da televisão “a caráter” e torce pelo Brasil. O pior é que esses sem entender “merreca” de futebol ficam dando “pitaco”. Olha a bola! Não perde esse lance! Vai lá! Faz o gol!

Para ser sincera eu não sou amante de futebol, apesar de gostar de alguns esportes. No meu colégio eu participei de um time de basket feminino apesar de “mignon”. Na minha adolescência joguei muito frescobol e tênis de mesa ou ping pong como é mais conhecido, um esporte que foi inventado na Inglaterra e muito explorado no Brasil.

Futebol mesmo eu não entendo muito, ou nada para ser sincera, mas como todo bom brasileiro tenho um time. Só mesmo para não fazer feio. Porque os “papos” acontecem assim: Como é seu nome? O que você faz? Qual seu e-mail? Você tem MSN? E Orkut? Twiter? Na internet não é falta de educação perguntar a idade do outro. E vai a pergunta? Sua idade? Eu acho que lá tem uma advertência que diz ser proibido falar de religião, política e futebol. Mas com certa hora de “lero”, vai à indagação: Qual o seu time? E eu respondo com convicção: Botafooooooogo! Por que escolhi este time? Ora, primeiro eu gosto da melodia do hino de Lamartine Babo: Botafogo, botafogo, campeão desde 1910, és herói em cada jogo... Depois eu adoro o nome “Túlio”, Túlio Humberto Pereira da Costa,ex-jogador atacante do Botafogo, que foi chamado até de “Maravilha” esse nome me lembro o Marco Túlio Cícero (106 a.C – 43. a C), grande intelectual, estadista, orador, filósofo romano, edil e administrador justo, com excelente reputação. Tem outro Túlio ex -jogador do Botafogo, Túlio Lustosa de Seixas Pinheiro, hoje com contrato no Cirinthias até 31.12.2010, mas eu não o acompanhei continuo fiel a meu time ,até porque agora o Botafogo tem um jogador de titular de nome Caio, nome de um sobrinho meu de dois aninhos.

Está chegando a hora do jogo, copa de 2010, Brasil estreando contra Coréia do Norte, logo mais às 15:30 horas. Vamos torcer. Não são apenas cem milhões de corações virando de uma só vez, são 193.075.732 (www.ibge.gov.br). Muitos gritos de guerra deverão ser inventados. O Galvão vai criar muitas “esportividades”. O que eu sei é que agora devemos dizer é assim: “Vai que é tua Júlio César”.

Bom, vou preparar os últimos detalhes para essa hora tão importante, que ficará na nossa história. Fazendo figa! Brasil! Brasil! Brasil!.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 15/06/2010
Reeditado em 29/04/2020
Código do texto: T2321065
Classificação de conteúdo: seguro