Copa do Mundo

Não tem como evitar não prestar atenção ao sentimento de patriotismo que contagia o Brasil na época da copa do mundo.

É uma euforia, um sentimento fraterno e de união entre as pessoas... realmente emocionante de ver e sentir.

O país se colore de verde e amarelo, nas casas bandeiras nas janelas, nas ruas elas estão pintadas no chão; nos postes badeirolas; nos carros mais verde e amarelo. Todo mundo de camiseta da seleção nas ruas, casas, escritórios!

Quando chega a hora do jogo, não tem ninguém nas ruas...o país para literalmente...e durante noventa minutos as pessoas se reúnem em bares, casas de amigos, nas empresas (tem aqueles que não são dispensados mais cedo)...enfim o país está assistindo a Seleção Brasileira de Futebol jogar na copa do mundo!

Uma nação inteira com o mesmo pensamento, na mesma vibração!

Brasil, o país do futebol...é o slogan da nação!

E daí, para variar eu tenho que escrever uma certa indignação de minha parte com tudo isto.

Não pense que eu não vibre com a seleção, que não acompanhe dos jogos... Não é nada disso, eu gosto e vibro como todo mundo, mas é que ficam alguns questionamentos....

Fico me perguntando porque os outros esportes não têm pelo menos 1/10 de investimentos, patrocínios e incentivos que o futebol recebe? Afinal, nas outras modalidades esportivas também existem brasileiros que suam suas camisas e trazem conquistas importantes para o País, muitas vezes sem nenhum apoio!

Já imaginou se o povo brasileiro tivesse o mesmo empenho e união que tem nesta época, para se unir contra tanta falcatrua que vemos no cenário político?

Já pensou se esta união e sentimento de fraternidade norteasse também nossas ações sociais? Se colocássemos parte desta energia para ajudar os menos favorecidos? Aqueles que sentem fome, frio e estão doentes nos leitos de hospitais e em suas casas?

Pois é...deve ter alguma coisa errada comigo, mas eu não consigo deixar de pensar nestas coisas...Eu penso sempre nisto, mas de quatro em quatro anos eu penso mais...do mesmo jeito que a corrente e a união do nosso povo me eomciona...às vezes me entristece. Pois se tivéssemos 1/10 desta motivação pelo menos umas três vezes por ano, acredito que conseguiríamos mudar pelo menos alguma coisa neste País!

Bem....desabafo feito, agora é hora de torcer por nossos meninos lá na África do Sul!

Força, determinação e sorte aos meninos de ouro da Seleção Brasileira de Futebol!

Viva o Brasil!!!!

Atulizando a postagem depois do jogo!

Bem...voltando depois do jogo. O Brasil ganhou, jogou um joguinho triste de assistir, mas ganhou. E o que a gente vê?

Um país em estado de histeria coletiva, parece até que foi uma final. O País parou a partir das 15:30 hrs.!

O trânsito impraticável, motoristas alucinados nas ruas... fazendo loucuras. Eu estava no trânsito com a minha irmã e conversamos a respeito do que sentimos diante de tudo isto...

E ainda o ilustríssimo Sr. Presidente anuncia que vai dar conforme a classificação final, a bagatela de R$ 45 a 25 milhões em premiações para os jogadores (coitadinhos, ganham tão pouco)....

E quem liquida esta fatura somos nós, com os impostos que pagamos....E ainda comemoramos!!! Fala sério!

Insisto em dizer que fico pensando o que seria desta nação, se usassemos uma parte de todas esta energia e consciência de cidadania e patriotismo para mudar a nossa sorte, o cenário político, as injustiças sociais...Seríamos sem dúvida nenhuma um País infinitamente melhor!

Maristela Silva
Enviado por Maristela Silva em 15/06/2010
Reeditado em 15/06/2010
Código do texto: T2321202
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.