Crítica a outros Brasis

Eu ousei em acreditar diversas vezes que magnífico era eu ter participado de uma passeata em prol de um direito estudantil (passe livre). Hoje percebo que felizes foram aqueles que como: Dilma, Lula, Chico, Caetano, José Dirceu, enfim lutaram arduamente para construir um país melhor, tendo a ousadia de tomar as palavras da ministra que pronunciou: “Eu não vou esconder o que eu fui e não tenho uma avaliação negativa. (…) Tenho uma visão bastante realista daquele período. Eu tinha 22 anos, o mundo era outro, o Brasil era outro. Muita coisa a gente aprendeu. Não tem similaridade o que eu acho da vida hoje.”

“Dilma, em 2005, falando sobre

Suas atividades durante a luta armada”.

Agora mais do que nunca tomo as suas brilhantes palavras como minhas. Pois não há dúvidas de que daqui a uns 40 anos eu irei pronunciá-las, novamente, com uma nova reorganização, porém não fugirei à praxe presente em todos os tempos.

Certa vez um camarada meu disse a seguinte frase: “que nós discutíamos atualmente o que era debatido ha 10 anos atrás”. E essa frase me fez refletir sobre a seguinte coisa: a política de um modo geral tem padrões que precisam ser seguidos, como podemos perceber e até mesmo analisar, quase todos se não todos, políticos da atualidade tiveram formação política, no âmbito de Marx, Engels ou ainda outros nomes do grande socialismo, todavia isto não lhes fez mais bem que outrora, porque hoje é como se não significasse mais nada.

É entramos em uma nova era, e temos um novo Brasil, só me assusta o fato dos que lutaram tanto para que o país fosse o que é, em termos de economia, desenvolvimento, comunicação serem agora os protagonistas dos maiores escândalos fraudulentos ou das corrupções mas descaradas que existem. Não deveriam ser esses, esses mesmo que são privilegiados de grande conhecimento intelectual a lutarem ainda mais para que as coisas entrem nos eixos, como se diz popularmente. Ora não foram vocês mesmo que diziam: “que depois da vitória era que começava verdadeiramente a revolução”. Agora como pude ver mesmo sendo um Brasil de outras épocas é difícil crer em quem tinha razão.

Jacqueline Oliveira
Enviado por Jacqueline Oliveira em 20/06/2010
Código do texto: T2330225
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.