O SEGREDO É SUBSTITUIR

Tem um velho ditado que recomenda “não chorar o leite derramado”. Apesar de velho ele não está ultrapassado. As pessoas sábias dão a voltam por cima e não perdem tempo chorando, reclamando, lamentando aquilo que já se foi. Não é questão de ser frio é questão de não perder lugar na fila, porque com dizem os mais jovens ela não anda, voa.

Assim, se você perdeu aquele livro que estava sempre na sua cabeceira, não fique reclamando,compre outro, talvez o novo seja até melhor do que aquele que sumiu. Se aquela sua blusa nova e cara está manchada, não fique aborrecida outras tão belas você poderá comprar. Não deixe coisas desse gênero fazer você perdeu o seu bom humor. Aprenda a substituir.

Se o médico lhe proibiu comer carne, coma peixe, camarão, caranguejo que tem até sabor mais agradável. Se não pode mais usar sapato alto tira partidos das lindas sandálias rasteiras. Aprenda substituir.

Eu perdi recentemente meu lindo pastor alemão, capa preta. Companheiro, guarda de alguns anos. Não me dei o direito de chorar e o substitui por outro igual a ele. Fui injusta? Nada disso, ele cumpriu muito bem sua missão e agora chegou a hora de encerrar suas atividades. Ele gostava de mim e sei que não gostaria de ver no meu rosto lágrimas pela sua partida. É isso, a vida é bela e vamos aproveitar. Beleza combina com alegria, com paz e felicidade. Isso é o que todo mundo almeja.

A tristeza, só Vinicius de Moraes pediu, “por favor”, que ela fosse embora. Porque o certo é expulsá-la mesmo de nossas vidas, sem dó e sem compaixão.

Aquele adágio “ninguém no mundo é insubstituível”, também ainda não perdeu a validade. E ele se complementa com aquele outro dito popular: “Sou um boneco de cera ou só quero quem me queira”. Se você perdeu um amor, conte os dias para permanecer no casulo, depois se liberte linda borboleta, substitua! Substitua! Ponha outro amor no lugar! Seja fiel ao pensamento que diz: “A melhor forma de esquecer um amor é substituir por outro”.

Quem fica muito tempo no casulo, ou quem mesmo fora dele chora desesperadamente o leite derramado, não vê ...

A BANDA PASSAR CANTANDO COISAS DE AMOR.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 21/06/2010
Reeditado em 29/04/2020
Código do texto: T2332005
Classificação de conteúdo: seguro