UMA BUENA IDÉIA

“Minha Terra tem palmeiras onde canta o sabiá.” Suas praias são lindas, as mulheres, maravilhosas e os jogadores também. Nasci de uma idéia boa, mas não muito original, apesar de simpática e saborosa. Meu sabor é o resultado da conversão do bastão de açúcar da qualidade de vida, que começa colhida nos campos de Pirassununga. E hoje, como líder do mundo tropical, sou o mais ardente tempero do carnaval e do futebol da minha pátria amada, Brasil.

Toda a história da humanidade está influenciada pela minha personalidade, pois além de jovem e sedutora, faço parte da mais alta sociedade, tenho família e amigos influentes, sem falar da minha histórica trajetória de lutas e conquistas. Meus ancestrais surgiram aqui na Terra muito antes do surgimento dos cristãos. Viveram as glórias e as desgraças das grandes personagens da história mundial. Passaram pela Europa, onde foram bem recebidas pelos árabes, lá por volta da Idade Média. Viveram o apogeu e a decadência durante a conhecida, Revolução Industrial. Um período em que foram vítimas de incompreensões, perseguições e injustiças. Mas eu continuo aqui, firme e forte.

Na verdade, possuo poderes sobrenaturais: posso dar o que quiser, a quem me procurar; posso ser o que desejar ser; além de me sentir a própria essência das emoções da vida. Mas infelizmente, possuo também um estranho dom: O de transformar o prazer em desprazer, porque poucos me apreciam com moderação.O que é bem fácil de compreender, pois tenho plena convicção e ciência deste meu fascínio. Jovens, adultos, idosos, todos me procuram sem moderação e embora faça parte de um universo tropical, sou a única no mercado mundial. Tenho certeza: vou continuar causando escândalos nos botequins da vida. Porém, sempre com a eterna boa intenção de alegrar o pobre coração do homem, que é tão frágil e mortal.

Eu sou: para muitos, o bem, para alguns o mal; para a natureza, apenas o produto da fermentação da vida; para um andarilho, a delícia que sustenta mais e que pode custar (muito menos que o leite); para um “gourmet”, uma coisa saborosa que pode custar muitos e muitos reais; para vários, o ingrediente que anima festas e facilita relações para poucos, para poucos o mal ou a arma que matou um filho e destruiu muitas famílias; para a medicina, uma conhecida causadora de doenças e um pouco conhecida, aliada na prevenção de muitas, um veneno mortal ou um santo remédio. O que muita gente não consegue entender é que espécie de veneno pode existir neste meu corpo meigo e tão pequeno! O pior é que nem eu mesmo consigo explicar.

Sei apenas que para quem me aprecia com moderação posso ser bastante camarada, uma grande amiga, delicada, leal e extremamente deliciosa. E estou sempre pronta para lhe servir nos coquetéis da vida. Enfim, se você quiser me conhecer melhor é só parar um pouco e pensar numa boa idéia. Então até você pode apreciar em reais, o que o mundo inteiro está pagando em dólares. Precisa dizer mais? Sou caninha Cinqüenta e um – uma buena idéia.

Jayasmim
Enviado por Jayasmim em 05/09/2006
Reeditado em 02/10/2008
Código do texto: T233389